topo 1

Super User

Super User

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos esteve reunida na segunda Sessão Ordinária Mensal na noite de terça-feira (13) no Plenário da Casa Legislativa.

No início dos trabalhos, o Senhor Presidente do Poder Legislativo Municipal de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) comunicou que a Vereadora Simoni Zarembski licenciou-se pelo período de 30 dias para tratar de assuntos particulares.

Depois, os Vereadores votaram e aprovaram por unanimidade o Segundo Turno do Projeto de Lei Complementar nº 006/2018 que dispõe sobre a alteração da Lei nº 1763 de 16 de julho de 2015 que regulamenta a concessão de benefícios eventuais por meio da Política Municipal de Assistência Social do Município de São Domingos e dá outras providências.

Logo, os Vereadores também votaram e aprovaram por unanimidade o Segundo Turno do Projeto de Lei Complementar nº 007/2018 que altera o Artigo 65 § 3º da Lei Complementar 045 de 05 de novembro de 2012 que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de São Domingos, Autarquia e Fundações Públicas Municipais e dá outras providências.

A Sessão seguiu com a discussão e votação do Projeto de Lei nº 017/2018 que dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Suplementar no Orçamento de 2018 e dá outras providências que foi aprovado por todos os Senhores Vereadores.

Nas Comunicações Parlamentares, o Líder do PSB, Vereador Luiz Chimello, lamentou pela precária situação econômica dos Estados do Sul do Brasil pelo excesso de cargos comissionados. Ele espera que o novo Governo de Santa Catarina faça uma boa administração para amenizar estas dívidas.

O Líder do PT, Vereador Milton Bertoldi, concordou com o Vereador Chimello que o Estado está muito endividado. Depois, ele comentou sobre o cronograma do Programa Governo nos Bairros. Milton Bertoldi elogiou os trabalhos prestados pela Secretaria de Obras com relação à reabertura, cascalhamento e melhorias de ruas no loteamento Vida Nova. O Lider Petista comentou sobre o encerramento do Campeonato Municipal de Futebol de Campo e início do Campeonato Municipal de Futsal. Por fim, ele lamentou pela precariedade das estradas que ligam o distrito do Maratá a Santiago do Sul e Coronel Martins e que em breve serão recuperadas.

A Lìder do MDB, Vereadora Sílvia de Brito Baggio, comentou que após tantas cobranças dela feita à Prefeita e sua equipe serão feitas melhorias no Loteamento Popular no Bairro Esperança. Ela espera que seja feito um bom trabalho naquele Bairro e realizar tudo o que foi prometido. Sílvia Baggio também cobrou novamente melhorias no Bairro Nossa Senhora Aparecida. A Líder do MDB mostrou-se satisfeita por também ter sido atendida na recuperação dos brinquedos da Praça Germano Griss. Ela cobrou também a recuperação de todas as estradas do interior do Município, principalmente as estradas das linhas Baitaca e Nova Arvorezinha. Com relação à Saúde, a Vereadora lamentou pela van que transporta os pacientes para outros municípios ter problemas com ar condicionado.

O Líder de Governo, Vereador Vianei Meoti (PT) salientou que a Administração Municipal depositou o valor de R$ 80 mil referente a primeira parcela para iniciar o Centro do Idoso. Vianei também anunciou que foi licitado novo parque infantil para a Praça Germano Griss com vários brinquedos com recursos próprios no valor de R$ 83 mil. Ele também comentou sobre o convênio feito com a Casan que será responsável pelo funcionamento do Esgotamento Sanitário, sobre o andamento do Programa Governo no Bairro e a importância da Campanha Novembro Azul em São Domingos.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Paula Andréia Baldissera (PSDB) lamentou por não ter sido atendida nos seus pedidos em relação a recuperação de várias estradas gerais e também acessos às propriedades dos agricultores produtores de leite e avicultores. Segundo a Vereadora, um dos agricultores que lhe procuraram foi o Senhor Élio Bolzan que reclamou estar tendo prejuízo por conta da precariedade do acesso, onde o caminhão de transporte de leite não consegue chegar até a sua propriedade. A Vereadora também questionou o motivo dos agricultores não estarem sendo atendidos, uma vez que lembrou do discurso da Prefeita quando esta assumiu o seu mandato afirmando que estava recebendo um parque de máquinas em dia e invejável, com tanque cheio e com dinheiro em caixa. Paula mostrou-se preocupada também pela previsão de encerramento dos trabalhos da Secretaria de Obras previstos para o dia 15 de dezembro, salientando que muitos serviços importantes ainda não foram feitos.

A Vereadora Simone Valentini (PSB) solicitou novamente ao Secretário de Obras a limpeza do lote da Área Industrial próximo à fábrica do Leandro Lunkes, Lomac, Stilus Estofados e Bampi Tur para atender às exigências da Vigilância Sanitária em plena época de combate à dengue. Ela também cobrou a limpeza da escola abandonada atrás da garagem da Prefeitura. A Vereadora também cobrou reparos na Rua Fortunato Marafon que foi danificada por conta da obra do esgotamento sanitário. Simone Valentini cobrou também uma atenção maior da Prefeita com a comunidade do distrito da Vila Milani. Ela salientou que gostaria que a Prefeita chamasse as professoras que foram aprovadas no concurso que está vigente antes de começar a chamar os professores do Processo Seletivo.

No final da Sessão, o Senhor Presidente convidou a todos para acompanharem a última Sessão Ordinária da Câmara Jovem realizada na quinta-feira (14) onde será apresentado um vídeo com um resumo de todos os trabalhos realizados por esta legislatura. Abílio também comentou sobre os endividamentos dos Estados do Sul do País e que SC está envergonhando a todos e sobre as atitudes que serão tomadas pelo governador eleito Comandante Moisés que já foram anunciadas para amenizar este déficit. Depois, ele lamentou pela crise enfrentada no setor leiteiro nos últimos 10 anos. O Senhor Presidente cobrou mais humildade da Prefeita, falar a verdade e executar mais obras além de recuperar estradas e trabalhos de rotina. Abílio cobrou a recuperação da Rua Arlindo Borges no Bairro Esperança que tem grandes alagamentos por conta das chuvas o que prejudica o tráfego de veículos e de pedestres e não há lixeiras.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos será realizada na próxima terça-feira (20), às 19h, no Plenário da Casa de Leis, sempre aberta ao público, com transmissão ao vivo em rede social através do Facebook.

 

A Câmara de Vereadores de São Domingos esteve reunida na primeira Sessão Ordinária deste mês, na noite de terça-feira (06) no Plenário da Casa de Leis.

Os trabalhos do Poder Legislativo Municipal iniciaram com a entrada do Projeto de Lei nº 018/2018, que estima a receita e fixa a despesa do Município de São Domingos para o exercício de 2019 e dá outras providências. Depois, este Projeto foi baixado para a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização em Regime de Prioridade.

Na sequência, foi discutido e votado em 1º Turno o Projeto de Lei Complementar nº 006/2018, que dispõe sobre alterações da Lei nº 1763, de 16 de julho de 2015 – que regulamenta a concessão de benefícios eventuais por meio da Política Municipal de Assistência Social do município de São Domingos. Em votação através de processo nominal, este Projeto foi aprovado por unanimidade dos Senhores Vereadores.

Depois, houve a discussão e votação do Projeto de Lei  Complementar nº 007/2018, que altera o artigo 65, § 3º da Lei Complementar 045 de 06 de novembro de 2012 que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do município de São Domingos, autarquia e Fundações Públicas Municipais e dá outras providências. Em discussão, manifestaram-se os Vereadores Milton Bertoldi (PT), Paula Andréia Baldissera (PSDB) e o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB). Novamente, a Vereadora Paula e Abílio e, por fim, novamente Paula. Em votação através de processo nominal, este Projeto também foi aprovado por unanimidade dos Senhores Vereadores.

A reunião seguiu com a leitura, discussão e votação da Indicação nº 007 da Vereadora Sílvia Baggio (MDB) para que a Administração Pública Municipal, através da Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Públicos, veja da possibilidade de efetuar a colocação de placa de sinalização de trânsito na esquina da Avenida Irineu Bornhausen com a Rua Duque de Caxias. Conforme a Vereadora Sílvia, os veículos transitam por aquele local em alta velocidade e já causaram acidentes e que, assim, poderão ser evitados. Em discussão, manifestaram-se a Vereadora Proponente e a Vereadora Simone Valentini (PSB). Em votação, esta Indicação foi aprovada por todos os Senhores Vereadores.

Logo, foi lida, discutida e votada a Indicação nº 008/2018, também da Vereadora Sílvia Baggio, para que a Administração Pública Municipal, através da Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Públicos veja da possibilidade de efetuar a construção de um bueiro próxima à residência do Sr. Euclides Gollub, na estrada que dá acesso à residência do Senhor Ademar Gollub e demais propriedades na comunidade de linha Dadam, ligando também a comunidade de linha São Pedro Apóstolo e Distrito do Maratá. De acordo com a Vereadora Proponente, nos dias de chuva a água escorre no meio da estrada causando atoleiros e muitas valetas. Em discussão, manifestaram-se a Vereadora Proponente e o Vereador Milton Bertoldi e novamente a Vereadora Sílvia Baggio e novamente o Vereador Milton. Em votação, esta indicação também foi aprovada por unanimidade dos Senhores Vereadores.

A Sessão teve continuidade com as Comunicações Parlamentares, onde a Líder do MDB, Vereadora Sílvia Baggio, cobrou da Prefeita para atender as suas Indicações e cumprir as promessas feitas à população, bem como a reforma de casas populares e recuperação de ruas no Bairro Esperança. Ela questionou a Prefeita por que o Programa Governo no Bairro não teve continuidade. Pois, segundo ela, o Bairro Esperança está abandonado pelo Governo Municipal. Sílvia também cobrou melhorias na Praça do bairro Nossa Senhora Aparecida e lamentou pelos brinquedos do parque infantil da Praça Germano Griss continuarem danificados.

O Líder de Governo, Vereador Vianei Meoti (PT), prestou satisfação com relação à iluminação pública na rua Santo Antônio e salientou que esta é uma responsabilidade da Celesc. Na oportunidade, ele garantiu que o Programa Governo no Bairro, logo, terá continuidade e será desenvolvido em todos os bairros de São Domingos.

O Lìder do PSB, Vereador Luiz Chimello comentou sobre o resultado do segundo turno das Eleições 2018 que, segundo ele, irá refletir no Município de São Domingos. Luiz Chimello espera que haja mais corrupções na política e que os Governos Federal e Estadual façam um bom trabalho. Por outro lado, ele observou que ainda há muitas estradas para serem recuperadas no Município. Ele lamentou pelo atual Governo Municipal, em quase dois anos, não ter feito nada de calçamento nas ruas da cidade, a não ser os do convênio.

A Líder do PSDB, Vereadora Paula Andréia Baldissera solicitou ao Líder do Governo fazer também a iluminação da Rua Oliva Lorentes, onde há várias moradias,  já que a Rua Santo Antônio será iluminada. Paula espera ainda que sejam reparados os buracos nesta via e também na Rua Itália, ocasionados pela obra do Esgotamento Sanitário. Na oportunidade, Paula Baldissera cobrou do Líder de Governo um posicionamento a respeito desta obra do Esgotamento Sanitário, onde foram investidos mais de R$ 8 milhões e ainda não está em funcionamento. A Líder do PSDB comentou ainda que em uma visita que ela fez à Prainha Camping de São Domingos observou o local limpo e a grama aparada; mas, lamentou por não ver nada de investimentos feitos. Segundo ela, as telas das quadras continuam danificadas e isto já havia sido cobrado por ela desde o ano passado. Paula também falou que as pessoas não estão satisfeitas por serem proibidas de entrarem com bebidas na Prainha. Ela sugere que a Prefeita veja uma forma de atender as reivindicações da população com relação à entrada de bebidas naquele local.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Simone Valentini comentou sobre o início do Campeonato Municipal de Futsal que será promovido pelo DME. Simone cobrou novamente mais sinalização e lombadas em ruas da cidade e sugeriu cascalhar o acostamento na rua Getúlio Vargas próximo às fábricas do Leandro e do Marcelo Lunkes por conta de um grande buraco lá existente. Simone comentou ainda sobre o cenário político após as Eleições e sobre o Processo Seletivo Municipal que está com as inscrições abertas em São Domingos.

A Vereadora Simone Zarembski (PT) convidou a todos para a 2ª Conferência dos Idosos realizada na quarta-feira (07) e para o 10º Seminário de Mulheres Organizadas a ser realizado neste sábado (10) no Centro de Eventos. A Vereadora Simone convidou a todos os homens do Município de São Domingos para participarem da Campanha Novembro Azul com ampla programação voltada à saúde masculina. Ela comentou também sobre a entrega dos dois carros à Secretaria da Saúde e salientou a importâncias destes dois veículos para melhorar a frota e agilizar os trabalhos. Com relação ao transporte universitário, a Vereadora ressaltou que ainda há vagas e ela espera que no próximo ano este transporte também seja feito também até Palmas e outras localidades.

O Vereador Milton Bertoldi lamentou pelo período de chuvas ter impedido a continuidade dos trabalhos da Secretaria de Obras que vem cumprindo o seu cronograma com atraso. Ele respondeu ao Vereador Chimello que não foram mais feitos calçamentos nas ruas da cidade por falta de recursos que só existiam enquanto o PT estava no Governo Federal. Milton Bertoldi proferiu comentários sobre o resultado do segundo turno das Eleições e lamentou pelo Juiz Sérgio Moro ter assumido um cargo político.

No final da Sessão, o Senhor Presidente, assim como a Vereadora Paula, também cobrou do Líder de Governo todas as informações referentes ao Esgotamento Sanitário que deveria beneficiar 60% da população de São Domingos e deveria estar em funcionamento desde abril mas nada se ouvir falar sobre esta obra. Abílio defendeu a escolha do Juiz Sérgio Moro para assumir o cargo de Ministro da Justiça para combater a corrupção e crime organizado.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos foi marcada pelo Senhor Presidente, Abílio, para a próxima terça-feira (13), às 19h, no Plenário da Casa Legislativa, sempre aberta ao público, com transmissão ao vivo em rede social.

Para mais informações acerca do Poder Legislativo Municipal de São Domingos basta acessar o site www.camarasd.sc.gov.br e, aos sábados, no Programa Legisladores em Ação na Pop FM 104,9 e também no rádio AM.

 

O Poder Legislativo Municipal de São Domingos esteve reunido na noite de quinta-feira (25) para a quarta Sessão Ordinária de outubro, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Na Hora do Expediente foi feita a leitura da mensagem do Projeto de Lei nº 017/2018, que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento de 2018 e dá outras providências que, depois, foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Na Ordem do Dia, houve a discussão e votação do Projeto de Lei nº 014/2018, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de 2018 e dá outras providências. Em discussão, manifestaram-se os Vereadores Luiz Chimello (PSB) e Milton Bertoldi (PT). Em votação, este Projeto de Lei foi aprovado por todos os Senhores Vereadores.

Nas Comunicações Parlamentares, o líder do PSB, Vereador Luiz Chimello, comentou sobre as Eleições para Presidente do Brasil e também para Governador. Ele espera que o povo escolha o melhor e que os eleitos façam um bom trabalho para o povo brasileiro e para os catarinenses também.

O Líder de Governo, Vereador Vianei (PT) também comentou sobre o cenário das Eleições no Brasil e em Santa Catarina. Ele defende que a democracia ainda é o melhor caminho para que as pessoas possam decidir qual a melhor alternativa devem optar para governar o Brasil e o Estado de Santa Catarina. Depois, ele salientou a importância do Projeto de Lei aprovado na Sessão para dar mais agilidade nos trabalho da Administração Municipal.

A Líder do PSDB, Vereadora Paula Baldissera (PSDB), salientou que com a aprovação do Projeto de Lei nº 014/2018, a Prefeitura tenha recursos para que sejam feitas as melhorias dos acessos às propriedades rurais. Na oportunidade, Paula Baldissera reivindicou novamente ao Líder de Governo a iluminação pública na rua Santo Antônio, no bairro Ari Bortoli, além de reparar os acessos das residências que estão precários por conta das valetas. Com relação ao Pleito Eleitoral, a Líder do PSDB avaliou de muita importância para o País. Ela espera que haja o retorno da valorização da família, sem rancores, nem corrupção, que o Brasil volte a crescer e se desenvolver e as pessoas menos favorecidas sejam mais valorizadas e tenham um emprego e vivam com mais dignidade.

No Uso da Tribuna, o Vereador Milton Bertoldi (PT), primeiramente, comentou sobre os trabalhos executados pela Secretaria de Transportes e Obras na região da linha Santo Antônio e linha João Paulo II. Ele ressaltou que os trabalhos do setor terão continuidade na linha Dadam, linha São Maurício, linha Salete, linha Consoladora e novamente na região do Maratá para reparar as estradas que ligam o distrito a Coronel Martins e a Santiago do Sul. Depois, o Vereador Milton também avaliou o atual momento eleitoral. O Vereador Bertoldi também salientou seu posicionamento com relação ao Pleito Eleitoral. Ele espera que haja muitas melhorias para o povo brasileiro e que o País volte a crescer e se desenvolver com ações de políticas públicas para beneficiar a sociedade menos favorecida.

A Vereadora Simone Valentini (PSB) solicitou ao Secretário de Obras, Burati, para reparar o calçamento na rua Paraguai, próximo ao bairro Esperança, que está muito danificado por conta das chuvas. A Vereadora Simone solicitou também ao Secretário Burati uma solução para o alagamento provocado pelo encontro de dois córregos pequenos dentro da cidade. Ela sugere que seja feita uma limpeza dentro destes córregos para evitar estes alagamentos no perímetro urbano. Com relação ao Pleito Eleitoral, Simone orientou a todos para o voto consciente e sem medo de ameaças. Ela espera que haja mudanças na política do Brasil com mais segurança e educação, obras, saúde moradia e trabalho.

No final da Sessão, o Senhor Presidente do Poder Legislativo Municipal de São Domingos, Vereador Abílio Debortoli (PSDB) novamente mostrou indignação por mentiras contadas por funcionários da Prefeitura de São Domingos no bairro Esperança onde disseram que se determinado candidato seja eleito Presidente do Brasil será cortado o programa Bolsa Família e a aposentadoria. Abílio também mostrou-se preocupado com a corrupção no Brasil enquanto muitas pessoas morreram em filas de hospitais por não terem sido atendidas, além de tantas pessoas estarem desempregadas pelo País.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos foi marcada para a próxima terça-feira (06), às 19h, com transmissão ao vivo em rede social através do Facebook.

Para mais informações sobre o Poder Legislativo  de São Domingos, basta acessar o site www.camarasd.sc.gov.br ou no Programa Legisladores em Ação, aos sábados, pela POP FM 104,9 e também no rádio AM.

 

O Poder Legislativo de São Domingos esteve reunido na noite de terça-feira (23) para a terceira Sessão Ordinária deste mês.

Os trabalhos iniciaram com a leitura da mensagem do Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 006/2018, que dispõe sobre alteração da Lei nº 1763 de 16 de julho de 2015 – que regulamenta a concessão de benefícios eventuais por meio da Política Municipal de Assistência Social do Município de São Domingos e dá outras providências.

Nas Comunicações Parlamentares, o líder do PSB, Vereador Luiz Chimello solidarizou-se com a família Berno pelo falecimento do ex-vereador e ex-presidente desta Casa Legislativa, Sr. Pedro Berno, que, na época, também representava o distrito do Maratá, comunidade que ele muito defendeu e trabalhou para a execução de muitas obras naquela região. Depois, o Parlamentar registrou a presença da Vereadora Simone Valentini, também do PSB, no Domingo no Parque, para prestigiar a programação no Parque Estadual das Araucárias.

O Líder do PT, Vereador Milton Bertoldi, também solidarizou-se com o falecimento de Pedro Berno pela sua importância na Política do Município.

Já, o Líder de Governo, Vereador Vianei Meoti (PT), comentou que na sexta-feira da semana passada (19), os IPIs foram entregues para os funcionários públicos municipais trabalharem melhor equipados e com mais segurança. Meoti também salientou que está sendo discutida a implantação do E-Social para auxiliar e melhorar ainda mais o trabalho destes funcionários. O Parlamentar ressaltou ainda que, através de licitação, a empresa Visoli fará a construção de duas salas na Creche, que custarão mais de R$ 280 mil com recursos próprios do Município.

No final das Comunicações Parlamentares, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Abílio Debortoli (PSDB) também solidarizou-se com o falecimento de Pedro Berno. Segundo Abílio, Pedro foi Vereador e Presidente da Casa Legislativa quando ele fora Prefeito, entre 1983 e 1988. O Senhor Presidente recordou que Pedro foi muito atuante e trabalhou muito pela sua região do Maratá que também abrangia a região de Coronel Martins e demais localidades naquela época. Ainda conforme Abílio, pelo reconhecimento, a Câmara de Vereadores enviará um Ofício de Pesar à família de Pedro Berno.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Simoni Zarembski (PT) comentou sobre a programação da campanha Outubro Rosa em São Domingos. Depois, ela parabenizou os organizadores pela realização do Domingo no Parque, bem como os ciclistas que, há três anos, fazem este passeio até aquele local, os Protetores Ambientais e a APA. A Vereadora Simoni Zarembski enalteceu ainda os trabalhos da Secretaria de Transportes e Obras e também da Secretaria de Educação, a ampliação da Creche, transporte dos universitários.

A Vereadora Paula Baldissera (PSDB) também solidarizou-se com a família Berno pelo falecimento de Pedro Berno, que muito tem contribuído por este Município. Ela também parabenizou todos os envolvidos na programação do Domingo no Parque, realizada no Parque das Araucárias. Na oportunidade, a Vereadora Paula também agradeceu, em nome da APA, aos Grimpeiros, pelo convite, e a todas as pessoas que colaboraram na venda e na aquisição de lanches durante este dia. Ainda em nome da APA, A Vereadora Paula agradeceu também a todas as pessoas que colaboraram com o sucesso do Brechó Beneficente que foi realizado no dia 13 no Pavilhão do bairro Nossa Senhora Aparecida. Paula pediu ao Líder de Governo que interceda junto à Prefeita uma solicitação para ser feita uma escala de plantão das farmácias pelo fato de já existir uma lei no Município, mas é a Prefeitura que precisa organizar estas escalas que são muito importantes para os farmacêuticos assim como para a comunidade.

Na próxima edição do Jornal do Povo será apresentado tudo sobre a quarta Sessão Ordinária mensal da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos que estará reunida novamente em novembro.

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos esteve reunida na noite de terça-feira (16), para mais uma Sessão Ordinária, no Plenário da Casa Legislativa.

Os Vereadores iniciaram os trabalhos com a leitura da Mensagem e do Projeto de Lei Complementar nº 007/2018 que altera o artigo 65, § 3º da Lei Complementar 045, de 06 de novembro de 2012, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do município de São Domingos, autarquia e Fundações Públicas Municipais e dá outras providências. Este Projeto foi baixado pelo Senhor Presidente do Poder Legislativo Municipal de São Domingos, Vereador Abílio Debortoli (PSDB) para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Depois, houve a discussão e votação do Projeto de Lei nº 013/2018, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2019 e para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2019 e dá outras providências. Em discussão, manifestou-se o Vereador Milton Bertoldi (PT).

A Sessão seguiu com a discussão e votação do Projeto de Lei nº 015/2018, que autoriza o município de São Domingos a doar bem móvel ao Corpo de Bombeiros Militar de São Domingos.

Logo, foi discutido e votado o Projeto de Lei nº 016/2018 que autoriza o município de São Domingos a conceder abono salarial aos servidores públicos municipais no mês de outubro de 2018 e dá outras providências.

Na sequência, foi lida, discutida e votada a Indicação nº 06/2018, da Vereadora Sílvia Baggio (MDB), para que a Administração Pública Municipal, através da Secretaria responsável, veja da possibilidade de efetuar a manutenção e melhorias nos brinquedos da Praça Germano Griss, bem como a troca da areia. Em discussão, manifestaram-se a Vereadora Proponente, a Vereadora Simone Valentini (PSB) e, novamente, a Vereadora Sílvia.

Por fim, foi feita a leitura do Pedido de Informação nº 002/2018, da Vereadora Simone Valentini, para que a Administração Municipal apresente a relação dos servidores públicos que recebem do Município os Equipamentos de Proteção Individual - EPIs. Em discussão, manifestaram-se a Vereadora proponente, o Vereador Vianei Meoti (PT), novamente, a Vereadora Simone e, novamente, o Vereador Vianei.

Em votação, todos os documentos foram aprovados por unanimidade dos Senhores Vereadores.

Nas Comunicações Parlamentares, a Líder do MDB, Vereadora Sílvia Baggio, cedeu seu espaço para o Vereador Gleicon Cardoso (MDB) mostrou-se preocupado com a falta de sinalização nas proximidades da ponte próximo à Rodoviária para evitar acidentes, onde já aconteceu vários acidentes; inclusive, em um deles, uma pessoa perdeu a vida.

Já, o Líder do PSB, Vereador Luiz Chimello, mostrou-se preocupado pela falta de segurança na estrada que liga o distrito do Maratá ao município de Coronel Martins onde há um bueiro quebrado e não há visualização durante a noite provocando risco de acidentes naquele local. Ele solicitou ao Secretário de Obras o reparo deste bueiro.

A Líder do PSDB, Vereadora Paula Baldissera, considera necessário que haja um estudo para uma saída no sentido de evitar mais acidentes próximo à ponte da Rodoviária. Paula Baldissera pediu ao Secretário de obras para dar mais atenção para melhorar o acesso de propriedades rurais até a estrada geral no interior do Município, principalmente na propriedade do agricultor Volmir Fontana, do distrito de Maratá, no acesso dos aviários até a estrada geral, pois há muita dificuldade para retirar as aves pelas más condições de trafegabilidade naquele acesso; e na propriedade do agricultor Ornei Bettin, produtor de leite da linha Manfroi, que também está com dificuldades de transportar sua produção pela precariedade do acesso. Paula salientou ainda que, segundo este Agricultor, as máquinas da Prefeitura não fazem reparos na sua propriedade há seis anos. A Líder do PSDB comentou também que a rua Duque de Caxias recentemente foi asfaltada, mas a empresa alargou aquela via e os meios-feios obstruíram a passagem água das chuvas até o córrego e as bocas de lobo ficaram trancadas, onde há muita água e sujeira acumuladas. Paula reivindicou ao Secretário de Obras uma limpeza naquele local para evitar a proliferação de insetos, bem como o mosquito da dengue, roedores e outros animais, além do mau cheiro.

O Líder do PT, Vereador Milton Bertoldi, convidou a todos para a campanha Outubro Rosa com uma programação durante esta semana promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Ele parabenizou o Vereador Gleicon pelas colocações a respeito da falta de segurança próximo à ponte ao lado da Rodoviária. Milton falou que o Secretário de Obras Burati tem a obrigação de deixar todas as estradas do Município recuperadas até o final do ano.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Simone Valentini comentou novamente sobre os motivos do seu Pedido de Informação. Depois, voltou a lamentar por alguns funcionários públicos que usaram palavras de baixo calão e ofenderam algumas pessoas do Município. A Vereadora Simone pediu ao Líder de Governo quais as modalidades de esporte que estão sendo desenvolvidas no Município. Pois, segundo ela, uma das modalidades foi cancelada porque não havia ninguém no desfile do Dia 07 de setembro. Depois, Simone lamentou por um representante do PT estar arrancando adesivo em um comitê do adversário político.

No final da Sessão, o Senhor Presidente cobrou do Secretário de Obras a recuperação dos acessos das propriedades rurais até a estrada geral no interior do Município. Abílio cobrou novamente um funcionário para cuidar da Praça e manter os banheiros sempre abertos, assim como um funcionário para cuidar do Cemitério Municipal e do estádio Alto da Colina.

A próxima Sessão Ordinária será no dia 23 de outubro, às 19h, sempre aberta ao público, com transmissão ao vivo em rede social através do Facebook.

Para mais informações acerca dos trabalhos do Poder Legislativo Municipal de São Domingos, basta acessar o site www.camarasd.sc.gov.br, nas páginas impressas do Jornal do Povo e, aos sábados, através do Programa Legisladores em Ação na POP FM 104,9 e no rádIo AM.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) recebeu na Casa Legislativa a visita do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de São Domingos, Cabo Rodrigo, acompanhado pelo Bombeiro Militar Jeferson na manhã de terça-feira (09).

O motivo da visita, além de estreitar os laços de amizade com os Legisladores, é para explicar sobre o Projeto de Lei que está tramitando para que seja feita a doação de um caminhão para o Estado de Santa Catarina para, depois, ser entregue para os trabalhos da circunscrição deste Corpo de Bombeiros.

Segundo o Comandante, o caminhão já está pronto, mas ainda faltam apenas alguns ajustes administrativos e documentais para poder ser entregue no ato solene da formatura que será realizado no Município de São Domingos. “Com isto, teremos trabalhando com dois caminhões. Vamos continuar trabalhando com o caminhão mais velho e com o caminhão mais novo do Estado com toda a tecnologia de ponta para dar uma agilidade maior em nosso atendimento”, salienta.

Conforme o Senhor Presidente do Poder Legislativo de São Domingos os bombeiros estão de parabéns porque eles estão sempre prontos para atender toda a nossa comunidade os Municípios da circunscrição desta entidade sempre salvando a vida das pessoas. “Na próxima semana, este Projeto de Lei deverá ser aprovado e encaminhado à Prefeita para sancionar a Lei para que, depois, o Corpo de Bombeiros, possa marcar a entrega oficial deste caminhão para o melhor atendimento à população da nossa região”, garantiu Abílio.

O Poder Legislativo Municipal de São Domingos esteve reunido novamente para mais uma Sessão Ordinária na noite de terça-feira (09), no Plenário da Casa Legislativa.

Esta Sessão foi marcada pela entrada de quatro Projetos de Lei e discussão e votação de duas Indicações.

O Projeto de Lei Complementar nº 006/2018, que dispõe sobre alteração da lei nº 1763 de 16 de julho de 2015, que regulamenta a concessão de benefícios eventuais por meio da política municipal de assistência social do município de São Domingos e dá outras providências foi o primeiro documento a dar entrada.

A reunião seguiu com a entrada do Projeto de Lei nº 014/2018, que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de 2018 e dá outras providências.

Depois, foi a vez do Projeto de Lei nº 015/2018, que autoriza o município de São Domingos a doar bem móvel ao Corpo de Bombeiros Militar de São Domingos.

O último documento a dar entrada nesta sessão foi o Projeto de Lei nº 016/2018, que autoriza o município de São Domingos a conceder abono salarial aos servidores públicos municipais no mês de outubro de 2018 e dá outras providências.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) baixou todos os Projetos de Lei para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Na Ordem do Dia, foi lida, discutida e votada a Indicação nº 03/2018, do Vereador Luiz Chimello (PSB) para que a Administração Pública Municipal veja da possibilidade de efetuar o pagamento do transporte para os trabalhadores do frigorífico GTB, com saída do distrito do Maratá.

Levando em consideração a deficiência de ofertas de emprego e as pessoas serem obrigadas a buscar trabalho em outro município, o Vereador Proponente defende que o salário desses trabalhadores é muito baixo e os descontos no transporte e alimentação dificultam ainda mais o sustento daquelas famílias. Segundo ele, em outros municípios este mesmo transporte é subsidiado pelo poder público para incentivar aqueles trabalhadores.

A outra Indicação nº 002/2018, da Vereadora Simone Valentini (PSB), foi para que a Administração Municipal veja da possibilidade de adquirir para o ano de 2019 uma ambulância para o Corpo de Bombeiros Militar de São Domingos com recursos próprios.

De acordo com a Vereadora Proponente, o pedido se justifica uma vez que nenhum dos municípios de atendimento do Corpo de Bombeiros de São Domingos conta com hospital e atende uma população acima de 20 mil habitantes. Atualmente, o Corpo de Bombeiros dispõe de ambulância para o socorro de urgência e encaminhamento de pacientes para centros mais desenvolvidos. Esta ambulância é cedida pelo município de Laguna e está com 10 anos de uso.

As duas Indicações foram aprovadas por todos os Senhores Vereadores.

Nas Comunicações Parlamentares, o Líder do PSB cedeu o espaço para a Vereadora Simone Valentini. A Líder do MDB, Vereadora Sílvia Baggio e o Líder de Governo, Vereador Vianei Meoti (PT) também se manifestaram. O atual cenário político após as Eleições 2018 foi o principal assunto abordado pelos Parlamentares.

No Uso Tribuna, os Vereadores Luiz Chimello, Simone Valentini, Milton Bertoldi (PT) e Simone Zarembski (PT) debateram, discutiram e argumentaram assuntos relacionados à política, agricultura, obras, educação, segurança, transporte escolar, saúde, assistência social, terceira idade, Outubro Rosa, dentre outros assuntos de interesse coletivo da população do município de São Domingos.

 No final da Sessão, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Abílio Debortoli, lamentou pela ausência do Secretário da Agricultura durante o expediente de trabalho prejudicando o atendimento no setor. Abílio lamentou novamente pelos ônibus da Prefeitura ocuparem o estacionamento próximo à Marini, limitando as vagas dos veículos. O Senhor Presidente cobrou novamente o Governo Municipal com relação aos banheiros da Praça Germano Griss que estão sempre fechados e as pessoas que freqüentam este local precisam ocupar os banheiros do Posto Piriquito. Ele sugere a presença de um funcionário para cuidar da Praça e também dos banheiros. Abílio apontou ainda a falta de lixeiras no bairro Nossa Senhora Aparecida e também em outros bairros. O Senhor Presidente novamente cobrou a falta de lombadas no perímetro urbano e a falta de reforma de açudes no interior do Município.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos foi marcada pelo Senhor Presidente para a próxima terça-feira (16), às 19h, sempre aberta ao público, com transmissão ao vivo em rede social através do Facebook.

Para mais informações acerca dos trabalhos do Poder Legislativo de São Domingos basta acompanhar as Sessões e as entrevistas, acessar o site www.camarasd.sc.gov.br e, aos sábados, no Programa Legisladores em Ação, através da Pop FM 104,9 e também no rádio AM.

 

A Casa Legislativa de São Domingos esteve reunida novamente para a última Sessão Ordinária do mês de setembro, na noite de quinta-feira (20).

Os trabalhos dos Senhores Vereadores iniciaram com a entrada do Projeto de Lei nº 013/2018, de origem do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2019 e para a elaboração da Lei Orgânica e da Lei Orçamentária para o exercício de 2019 e dá outras providências. Este documento foi baixado pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Abílio Debortoli (PSDB) para a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização em Regime de Prioridade.

O primeiro documento a ser discutido e votado foi o Projeto de Lei Complementar nº 04/2018, de 05 de maio de 2016, que instituiu o Plano Diretor Participativo no Município de São Domingos. A modalidade de votação foi por processo nominal e dependia da maioria absoluta para ser aprovado em segundo turno. O Projeto foi aprovado por todos os Senhores Vereadores.

Depois, foi discutido e votado o Projeto de Lei nº 011/2018, que autoriza o município de São Domingos a desapropriar o lote urbano 09 da quadra 87, com a superfície de 680m², situada no loteamento São José, no município de São Domingos, registrado sob a matricula 4.771 do CRI de São Domingos destinado à ampliação do Cemitério Público Municipal e dá outras providências. Em discussão, manifestaram-se os Vereadores Vianei Meoti (PT), Paula Baldissera (PSDB), Simone Valentini (PSB), Milton Bertoldi (PT) e o Senhor Presidente. Em votação, este Projeto foi aprovado por unanimidade dos Senhores Vereadores.

Nas Comunicações Parlamentares, a Líder do MDB, Vereadora Sílvia Baggio, homenageou os gaúchos pelo dia a eles dedicado e elogiou a Escola João Roberto Moreira pelas apresentações para comemorar esta data. A Lìder do MDB enalteceu o Estado de Santa Catarina pelo destaque de eficiência e está entre os Estados com a menor taxa de mortalidade infantil, além de manter a liderança no desenvolvimento econômico e social e por ser destaque internacional de excelência em competitividade.

O Líder de Governo, Vereador Vianei Meoti, também enalteceu os gaúchos colonizadores e por tradição, CTG Quero Quero e grupo de Danças de São Domingos pela passagem da data dedicada a eles.

No Uso da Tribuna, o Vereador Dorival da Rocha (PSB) agradeceu ao Vereador Luiz Chimello, do seu Partido, pela oportunidade a ele concedida pelo período de 30 dias, quando Dorival trabalhou, discutiu, argumentou, debateu e representou a população de São Domingos no Poder Legislativo Municipal, cobrando da Prefeita para que este Município se desenvolva melhor. Ele espera que a Prefeita trabalhe pela igualdade em todos os setores do Município, não seja partidária e incentive os jovens a trabalharem e não irem embora por falta de trabalho em São Domingos.

No final da Sessão, o Senhor Presidente lamentou pelo Município de São Domingos não aumentar a receita e aumentar a despesa fixa e está entrando em uma fase de decadência e, de acordo com o IBGE, 252 propriedades rurais deixaram de existir nos últimos 10 anos e há redução do número de pessoas. Abílio defendeu que a Prefeita deveria criar uma Secretaria de Comércio, Indústria e Turismo para que o Município de desenvolva adequadamente. Depois, o Senhor Presidente anunciou a compra de um veículo Fiat Cronos novo para a Casa Legislativa para dar melhor condições de trabalho, segurança e comodidade aos Senhores Vereadores.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos será no dia 11 de outubro de 2018, às 19h, aberta ao público, com transmissão ao vivo em rede social através do Facebook. 

O Poder Legislativo esteve reunido novamente na noite de terça-feira (18) para mais uma Sessão Ordinária no Plenário da Câmara de Vereadores de São Domingos.

Na Hora do Expediente, houve a leitura da mensagem do Projeto de Lei Complementar nº 05/2018, que dispõe sobre a instituição do Codigo de Obras e Edificações do Município de São Domingos e dá outras providências. O Projeto foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Na Ordem do Dia, houve a discussão de quatro Projetos de Lei. O primeiro documento a ser discutido e votado foi o Projeto de Lei Complementar nº 04/2018, de 05 de maio de 2016, que instituiu o Plano Diretor Participativo no Município de São Domingos. A modalidade de votação foi por processo nominal e dependia da maioria absoluta para ser aprovado em primeiro turno. O Projeto foi aprovado por todos os Senhores Vereadores.

Depois, houve a discussão e votação do Projeto de Lei nº 008/2018, que dispõe a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de 2018 e dá outras providências. Em discussão, o Vereador Vianei Meoti salientou a importância da aprovação deste Projeto. Em votação, o documento foi aprovado por todos os Senhores Vereadores.

A Reunião seguiu com a discussão e votação do Projeto de Lei nº 010/2018, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de 2018 e dá outras providências. Em discussão, os Vereadores Milton Bertoldi, Sílvia Baggio e Simone Valentini, Vianei Meoti e Abílio Debortoli. Em votação, foi aprovado por unanimidade.

Na sequência, houve a discussão e votação do Projeto de \lei nº 012/2018 que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de 2018 e dá outras providências. Em discussão, os Vereadores Simone Valentini e Abílio Debortoli. Em votação, foi aprovado por unanimidade.

Nas Comunicações Parlamentares, o Líder do PT, Vereador Milton Bertoldi, anunciou o andamento dos trabalhos de recuperação da estrada que liga São Domingos ao distrito de Maratá e até Santiago do Sul. Depois, ele comentou sobre os recursos disponibilizados pelo Governo Federal para a aquisição de um ônibus e para a aquisição de mobiliário para a Nova escola. Milton lamentou pelo possível fechamento de escolas estaduais no Município de São Domingos. Ele lamentou também pelo Município ter de investir nos setores que seria de obrigação do Estado.

A Líder do PSDB, Vereadora Paula Baldissera, salientou que na última reunião da Acanor foi aprovado que cada Câmara associada encaminhe sugestões de prioridades para ser elaborado um documento que será encaminhado a todos os candidatos ao Governo do Estado. Com relação ao Cemitério Municipal, Paula comentou também que está tramitando na Casa Legislativa um Projeto para desapropriação para aumentar o espaço físico que já está muito limitado. Ela lamentou por não haver nenhum servidor público para cuidar daquele local que está totalmente abandonado. Segundo ela, há casos de pedreiros que foram trabalhar lá pela manhã e durante o horário do meio dia os seus instrumentos de trabalho foram furtados. Há casos de vasos furtados e túmulos quebrados, além da presença de animais dentro do Cemitério. Ela pediu para o Líder de Governo levar estes problemas para a Prefeita.

No espaço cedido pela Líder do MDB, Vereadora Sílvia, o Vereador Gleicon Cardoso (MDB) também manifestou-se com relação recurso do Governo Federal destinado à compra do ônibus escolar e à mobília da escola. Ele salientou que os Vereadores devem aprovar e cumprirem o papel de fiscalizadores. Com relação ao possível fechamento das escolas, Gleicon falou que o Governo do Estado garantiu que as escolas permanecerão abertas até o final do mandato. Depois, o próximo governador deve se posicionar sobre isto. Com relação à entrevista da Secretária de Educação, Gleicon ressaltou que ela citou que os deputados do MDB são eleitoreiros e só aparecem na campanha para angariar votos. Quanto a isto, Gleicon salientou que é politicagem e ingratidão porque os deputados do MDB já destinaram muitos recursos através de emendas ao município.

No Uso da Tribuna, o Vereador Dorival Couto da Rocha (PSB) lamentou pelo abandono do Poder Executivo com o bairro São Cristóvão próximo ao antigo CTG. Na oportunidade, o Vereador Dorival lamentou pelas promessas políticas feitas ao agricultor e domador de cavalos Roni Rotava, da linha Encruzilhada e não foram cumpridas. Ele pediu ao Secretário de Obras para prestar serviço a este agricultor. Dorival parabenizou a Pop FM 104,9 e o Programa Chora Viola pelo evento na Grusof em homenagem ao Dia do Gaúcho aberto a todos.

A Vereadora Sílvia Baggio lamentou pela Secretária de Educação ir pro rádio para falar mal dela ao invés de mostrar as ações que ela irá fazer para o desenvolvimento deste Município. Sílvia lamentou pela situação do transporte escolar onde há operador de máquinas dirigindo e também lamentou novamente pelas servidoras da Secretaria de Educação que pediram demissão pela falta de respeito pela Secretária de Educação. A Vereadora ainda cobrou da Prefeita quando irá funcionar o esgoto sanitário onde já foram investidos mais de R$ 8 milhões do dinheiro público.

A Vereadora Simone Orzekovski Zarembski (PT) solidarizou-se com as famílias de Jesus e Espadoto pelo falecimento do pequeno Rafael, irmão do Vereador Jovem Emanuel Espadoto e enviar um ofício de pesar àquelas famílias. Com relação ao esporte, cultura e lazer, há muitas atividades em andamento no Município em benefício da população. No dia 21, haverá a realização do programa Esporte, Cultura e Lazer, no Centro de Eventos com muitas apresentações, teatros, danças. Simoni enalteceu os trabalhos da Professora Rafaela que encerrou seus trabalhos na Academia da Saúde, onde já assumiu o Professor Venícios.

No final da Sessão, o Senhor Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, Vereador Abílio Debortoli (PSDB) comentou que foi procurado pelo agricultor Fermino Dalacorte, de linha Engenho Velho, que teve sua propriedade invadida pelas águas das chuvas no passado onde as erosões destruíram a nascente de água que era distribuída pra família e para os seus animais. Este agricultor lamentou por ter solicitado serviço várias vezes na Prefeitura mas nunca foi atendido. Abílio solicitou ao Secretário de Obras para prestar serviços a este agricultor.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores foi marcada para quinta-feira (20), às 19h.

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos aprovou por unanimidade dos Senhores Vereadores o Projeto de Lei nº 012/2018, de Origem do Legislativo, que declara de Utilidade Pública a Associação Protetora de Animais – APA, do município de São Domingos e dá outras providências.

Conforme a Vereadora Proponente, Paula Baldissera (PSDB), defensora da causa animal desde o início dos seus trabalhos na atual Legislatura, apesar do trabalho voluntário em defesa da causa animal ser desenvolvido no Município há mais de 10 anos, a APA foi constituída formalmente somente neste ano com toda a documentação necessária e o seu estatuto.

Paula recordou que neste pouco tempo de sua constituição, a APA teve muitas despesas com remédios, combustíveis, fretes, mercados, lojas, clínica veterinária, casas agropecuárias, médicos veterinários e vacinas totalizando um valor de aproximadamente R$ 19 mil reais.

“A APA distribuiu no nosso município 55 casinhas compradas e construídas pelas próprias voluntárias para os animais que estavam desabrigados e em condições de maus tratos”, conta a Vereadora Paula.

Além dos 100 animais que foram castrados através do ‘castramóvel’, em parceria do Poder Executivo, a APA já promoveu a castração de mais 60 animais com o objetivo de fazer o controle de natalidade no Município. “Ainda há na fila de espera mais de 50 animais para serem castrados”, ressalta.

Paula Baldissera agradeceu a todas as voluntárias da APA pelas colaborações espontâneas de sempre e garantiu que os trabalhos continuam intensos na busca de mais recursos para esta entidade. "Já estão sendo encaminhados documentos para declarar também de Utilidade Pública Estadual", finaliza.

 

Página 1 de 11