Quarta, 29 Novembro 2017 12:11

Vereadores de São Domingos se reuniram para a última Sessão Ordinária de novembro

A última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, realizada no dia 23 de novembro, no Plenário da Casa Legislativa, foi marcada pela leitura, discussão e votação de uma Redação Final e de uma Indicação.

No início dos trabalhos do Poder Legislativo durante a Sessão, a Redação Final do Projeto de Lei nº 018/2017, que estima receita e fixa despesa do Município de São Domingos para o exercício de 2018 e dá outras providências, elaborada pela Comissão de Finanças, Orçamentos e Fiscalização, foi aprovada por todos os Vereadores.

Preocupada com a segurança dos condutores que trafegam pela rodovia SC-480, a Vereadora Sílvia Rozani de Brito Baggio (PMDB) fez uma Indicação para que a ADR Xanxerê, através do Departamento de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina, veja da possibilidade de efetuar a limpeza e fazer as roçadas às margens desta rodovia entre os municípios de São Domingos e Bom Jesus. Pois, com a chegada do final do ano, o movimento se intensifica e as margens tomadas pelo mato que já cobriu também as placas de sinalização dificulta a visibilidade e aumenta ainda mais o risco de acidentes. Esta Indicação da Vereadora Silvia também foi aprovada por todos os vereadores.

No Uso da Tribuna, o Vereador Milton Bertoldi (PT), em suas discussões, comentou sobre o andamento das manutenções das estradas feitas pelo Governo Municipal e enfatizou a importância da ADR fazer as roçadas tanto na rodovia SC-480, entre Bom Jesus até São Domingos quanto de São Domingos a São Lourenço do Oeste. O Vereador ressaltou ainda que a cirurgia de cataratas em São Lourenço do Oeste tem beneficiado muitas pessoas do município de São Domingos, através do Governo do Estado. Bertoldi enalteceu o Governo Municipal passado e atual por tantas obras feitas no bairro Esperança bem como o conjunto habitacional Vida Nova, posto de saúde, creche, asfalto, escola em construção, dentre outras.

A Vereadora Simoni Zarembski enalteceu a organização da 7ª Amostra Cultural e as belíssimas apresentações que emocionaram a todas as crianças, jovens, adultos e idosos que prestigiaram este evento. Depois, a Vereadora Simoni convidou a todos para a programação do Natal Luzes entre os dias 03 e 22 de dezembro. Ela enfatizou a importância da luta das Mulheres contra a atual proposta de reforma na Previdência contida na PEC 287, na qual está inserida a Deputada Luciane Carminatti (PT).

Por sua vez, o Vereador Vianei Ferrarini Meoti (PT) anunciou três propostas que foram pleiteadas pela Prefeita que constam no Diário Oficial. Segundo ele, uma proposta é de R$ 250 mil para a perfuração de um poço artesiano para a linha São Caetano e outro na linha São Maurício. Já, a outra proposta é a liberação de R$ 450 mil reais liberados pela Funasa para a construção saneamentos,  banheiros e aquisição de caixas d’água na cidade. A outra proposta é de R$ 200 mil já aprovada no Ministério da Cultura para a realização da Faic em 2018.

Já, o Vereador Luiz Chimello (PSB) recordou do tempo em que a arrecadação do Município era de R$ 600 mil em relação com os dias atuais que é de R$ 2 milhões. O Vereador questionou onde estão os R$ 5 milhões que foram anunciados que estavam em caixa. Chimello espera que com a recuperação da rodovia que liga São Domingos a Mariópolis através dos recursos do Governo Estadual, o Município sobre mais recursos para fazer uma manutenção de qualidade nas estradas para o distrito de Maratá e linha Santo Antônio e outras estradas. Luiz Chimello expôs a necessidade de se ter internamento para parto na clínica Santa Paulina.

No final da Sessão, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Abílio Vlademir Debortoli (PSDB),  novamente comentou das cobranças da população dos bairros com relação às promessas da Prefeita porque já está terminando o primeiro ano de mandato e há muitas famílias que necessitam de atendimento há muito tempo. O Presidente Abílio ressaltou também que foi questionado por moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida com relação às lixeiras que ainda não foram instaladas naquele Bairro.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos será no dia 05 de dezembro de 2017, às 19h, no Plenário da Casa Legislativa, aberta a todos e transmitida ao vivo em rede social.

No site www.camarasd.sc.gov.br, os munícipes têm acesso a todas informações acerca dos trabalhos do Poder Legislativo de São Domingos.

Aos sábados, no Programa Legisladores em Ação, reproduzido nas duas emissoras de rádio local, a população também fica por dentro do universo político no qual a Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos está inserida.