Quarta, 13 Dezembro 2017 15:49

Secretário de Saúde do Estado de SC reúne lideranças políticas na Câmara de Vereadores de São Domingos

Na viagem ao município de Xanxerê para fazer a unificação de Bombeiros e Samu, o Secretário de Saúde do Estado de Santa Catarina, Deputado Vicente Caropreso, visitou também outros municípios da região, bem como São Domingos, Ipuaçu, Abelardo Luz, Ouro Verde e Bom Jesus.

Em São Domingos, Vicente Caropreso esteve reunido com alguns Vereadores e lideranças políticas no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, onde falou dos objetivos desta viagem.

Incialmente, o Secretário de Saúde comentou sobre esta unificação do Corpo de Bombeiros e Samu em Xanxerê. Logo, ele comentou que verificou o andamento das obras de ampliação do Batalhão do Corpo de Bombeiros, bem como a situação e principais demandas com a equipe do Samu. A expectativa é que até abril de 2018 toda equipe de profissionais do Samu, seja ela das unidades básicas como das avançadas, sejam gerenciadas pelos Bombeiros Militares. Essas visitas nas estruturas do Estado, seja em quarteis, batalhões, etc., tem a finalidade de levantar as principais demandas para que o gerenciamento ocorra de forma positiva a partir do ano que vem.

Conforme o Secretário, ainda esse ano foi montada uma coordenação médica do Samu, a qual é de responsabilidade do Dr. André Motta. Com a nova concepção de gerenciamento do Samu, que vai melhorar as instalações, se faz necessário também qualificar o atendimento médico, seja de profissionais na atividade pré-hospitalar, bem como no treinamento de todos os prontos-socorros do Estado.

- Essa concepção nova vai ter que ser adaptada até abril de 2018 com uma central única, com sede em Florianópolis, e integrando as 23 unidades avançadas do Samu, mais 40 unidades intermediarias que queremos colocar. Para isso montamos a coordenação médica do Samu e vamos qualificar esses profissionais. O que a gente quer é que o atendimento de urgência no Estado seja uma função do Estado, é uma política do Estado, e não apenas o Samu como uma compra de serviço pelo Estado, como ainda é feito hoje – explica o Secretário Caropreso.

Na oportunidade, ele recordou que, há muitos anos, quando era deputado federal, Caropreso tem visitado esta região com freqüência e tem contribuído muito com o progresso do Oeste catarinense. “Nós percorremos bastante esta região, deixamos emendas e algumas facilitações assumidas no meu mandato de deputado federal”, contou.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) a visita do Secretário de Saúde do Estado de Santa Catarina, Vicente Caropreso, à Casa Legislativa foi muito importante porque ele ficou por dentro dos problemas existentes no setor em São Domingos. Por outro lado, lamentou pelo Município investir tanto em obras públicas e deixar a saúde de lado, que é prioridade: “Nós tínhamos dois hospitais em São Domingos e atualmente não temos mais nenhum para internar as pessoas”. Abílio expôs os riscos que as pessoas correm até serem atendidas em outras cidades porque não tem mais hospital em São Domingos.

Dr. Vicente Caropreso é natural de Blumenau, mora em Jaraguá do Sul desde 1984. Formado em Medicina pela UFSC, ele entrou na vida política em 1996 quando se elegeu vereador pelo PSDB. Foi o primeiro Deputado Federal tucano eleito por Santa Catarina na (51ª legislatura, 1999 — 2003). Nas eleições de 2014 foi eleito deputado estadual para a 18ª legislatura (2015 — 2019) com 41089 votos. Caroprezo coleciona vários títulos de cidadão honorário, dentre tantos.