Quarta, 28 Junho 2017 14:07

Sessão Ordinária do dia 27/06/2017

Vereadores de São Domingos se reúnem em sessão ordinária marcada por Projetos, Pedido de Informação e Indicações

O Poder Legislativo de São Domingos realizou mais uma Sessão Ordinária na terça-feira (27, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, com presença de número expressivo de munícipes. Com a ausência dos vereadores Luiz Chimello (PSB) e Simone Valentini (PSB), que foram a Florianópolis para representar os parlamentares sãodominguenses em congresso político, a reunião aconteceu com sete vereadores.

Ao contrário do que ocorreu nas últimas quatro sessões ordinárias, sem entrada de Projetos de Lei do Poder Executivo, esta sessão foi marcada pela entrada de dois Projetos de Lei, um Pedido de Informação e três indicações.

O primeiro Projeto de Lei a ser baixado para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário foi o nº 008/2017, que autoriza o Poder Executivo a doar bem imóvel para a Escolinha de Futebol Associação de Pais e Atletas – Efapa de São Domingos.

Depois, foi baixado o Projeto de Lei nº 009/2017, que ratifica as alterações realizadas no protocolo de intenções, consubstanciado ao contrato de consórcio público do comércio de informática na gestão pública municipal (Ciga) e dá outras providências.

A sessão seguiu com a discussão, votação e aprovação unânime do Pedido de Informação Conjunto nº 011, dos Vereadores Abílio Vlademir Debortoli (PSDB), Gleicon Cardoso (PMDB), Paula Andréia Baldissera (PSDB) e Sílivia Baggio (PMDB) para que a Administração Municipal encaminhe à Casa de Leis informações e documentos em relação aos serviços prestados a particulares através das Secretarias de Agricultura e Transportes durante este ano.

Preocupado com a falta e a interrupção frequente de energia no Município que prejudica o atendimento principalmente no setor da Saúde, o Vereador Gleicon Cardoso fez a Indicação nº 002/2017, para que a Prefeita Eliéze, através da Secretaria de Agricultura, veja da possibilidade de adquirir um gerador de energia elétrica para a Unidade Central de Saúde Santa Paulina.

A Indicação nº 002/2017, do Vereador Abílio, foi para que Administração Pública Municipal veja da possibilidade de recuperação do passeio público com paver na extensão da rua 15 de Novembro, no bairro Esperança; pois esta calçada está em precárias condições de transitar por estar danificada demasiadamente em vários lugares devido a má qualidade do serviço e do material.

A outra Indicação do Presidente da Casa Legislativa foi a 003/2017, para que a Administração Pública veja da possibilidade de realizar a tubulação e recuperação na rua Ignes Aiolfi, bairro Esperança. “Esta rua é de chão batido e há uma grande vala ocasionada pelas chuvas e por falta de drenagem”, observou Abílio.

Na oportunidade, o Vereador Vianei Meotti (PT) anunciou que foi liberada a licitação para recuperar a obra do antigo posto de saúde, em frente à Escola Arlindo Barbiero, que será utilizada para armazenamento e distribuição dos alimentos da Agricultura Familiar. Ele falou ainda que será feita uma lombada na rua Pedro Álvares Cabral, próximo ao Bar do Pim.

Preocupado com sinais de vandalismo no Cemitério Municipal de São Domingos, com túmulo aberto e outros materiais danificados, o Vereador Gleicon Cardoso pediu mais zelo e atenção do Governo Municipal e sugere à Prefeita um funcionário público à disposição para cuidar daquele lugar. Cardoso vê grande necessidade da Administração Municipal prestar auxílio financeiro e de transporte para os universitários assim como é feito nos municípios da região. Dentre tantos assuntos, o Vereador Gleicon comentou que há muita politicagem e marketing tendencioso no Poder Executivo de São Domingos.

Por outro lado, o Vereador Milton Bertoldi (PT) enalteceu a Câmara Jovem pela primeira sessão ordinária realizada após a posse com palestra proferida pela Professora Gládis Valgoi na condição de liderança religiosa. Ele enalteceu também os trabalhos no setor da Saúde municipal e anunciou que as câmeras de videomonitoramento serão instaladas em breve na cidade para melhorar a segurança que precisa também de mais policiais efetivos.

No decorrer da sessão, a Vereadora Simoni Zarembski (PT) comentou que já está atendendo no Posto de Saúde do distrito de Vila Milani, no qual está sendo realizada a pintura, a Técnica de Enfermagem Judite Mocelin. Com relação ao funcionário que não fora encontrado no Ginásio de Esportes daquele distrito por três vezes pelos vereadores que visitaram aquele local, a Vereadora falou que ele atua também em outros setores públicos.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores foi marcada pelo Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, Vereador Abílio, para a próxima terça-feira (04), sempre aberta ao público interessado em acompanhar o trabalho dos Vereadores de São Domingos e estar por dentro dos assuntos políticos do Município.