Quarta, 05 Julho 2017 23:02

Câmara Municipal de São Domingos aprova mais dois Projetos de Lei por unanimidade

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, realizada na terça-feira (04), no Plenário ocupado por dezenas de munícipes, foi marcada pela discussão, votação aprovação de dois Projetos de Lei por unanimidade, dentre vários assuntos de interesses públicos que fazem parte da Política do Município.

O primeiro Projeto de Lei aprovado foi o nº 008/2017, que autoriza o Poder Executivo Municipal a doar bem móvel à Associação de Pais e Atletas EFAPA de São Domingos e dá outras providências.

O segundo Projeto de Lei discutido, votado e aprovado foi o nº 009/2017, que ratifica as alterações realizadas no protocolo de intenções, consubstanciado no contrato de consórcio público, do consórcio de informática, na gestão pública municipal e dá outras providências.

No decorrer da sessão, o Vereador Vianei Meotti (PT) convidou a população de São Domingos para a 8ª Conferência de Assistência Social. Vianei também comentou sobre a importância do cooperativismo. Depois, conclamou a todos para fazer torcida pelo Independente, no próximo domingo. Na Tribuna,Vianei enalteceu as obras do Poder Executivo Municipal e enfatizou obras que estão em andamento.

Logo, o Vereador Milton Bertoldi (PT) enalteceu a presença de grande público no Plenário da Casa de Leis para acompanhar o trabalho dos parlamentares e comentou que, juntamente com o Vereador Luiz Chimello (PSB), esteve presente no Matinê da Terceira Idade, no domingo (02), no Clube Cultural e Esportivo São Domingos.

Por outro lado, a Vereadora Simone Valentini (PSB) comentou sobre a participação dela, juntamente com o Vereador Luiz Chimello, no curso “Fiscalização de Licitação e Contratos Administrativos, nos dias 27 a 30 de junho, em Florianópolis. A Vereadora mostrou-se preocupada com os lixos jogados em áreas verdes no perímetro urbano de São Domingos.

O Vereador Luiz Chimello deu continuidade ao assunto abordado pela Vereadora Simone e mostrou-se satisfeito pela importância de ter participado de curso em Florianópolis. Segundo ele, os Vereadores precisam estar atentos às fiscalizações porque muitas prefeituras executam trabalhos que não são necessários e tais denúncias devem ser feitas na Promotoria da Comarca.

Já, o Vereador Gleicon Cardoso (PMDB) mostrou-se sensibilizado com a situação precária vivida por duas irmãs idosas, de quase 80 anos, que residem juntas, próximo à Linha Lourenço, a poucos quilômetros do Centro. Segundo o Vereador, não há água encanada, nem banheiros, chuveiros e vaso sanitário. Gleicon Cardoso apontou que este caso não é único em São Domingos e cobrou mais atenção da Prefeita e Assistência Social com os cidadãos mais necessitados do nosso município; pois, tantas pessoas por vezes com maior poder aquisitivo receberam auxílio em construções e reformas de moradias. Ele questiona quais os critérios adotados na disposição destes benefícios.

As cobranças da Vereadora Sílvia Rozani de Brito Baggio (PMDB) à Prefeita foram várias. Dentre tantas, Sílvia cobrou mais trabalho e atenção para atender o que todos os munícipes clamam, principalmente os jovens. Vereadora Sílvia Baggio cobrou também mais atenção à moradia digna, ajuda aos universitários, incentivo a indústria, emprego e renda. A Vereadora Sílvia voltou a cobrar da Prefeita o retorno do atendimento odontológico noturno no Posto de Saúde do Bairro Esperança.

No final da Sessão, o Presidente do Poder Legislativo Municipal de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) questionou por que a Prefeita indeferiu o Pedido de Informação com relação às diárias do Ex-prefeito. Abílio indagou ao dizer que isto não deve ser indeferido porque é público, os Vereadores e a população quer saber as informações que foram negadas. Ele comentou ainda que, através da Justiça, os Vereadores entrarão com mandado de segurança para que a Câmara de Vereadores tome conhecimento do que precisa ser apurado.

Ao encerrar a sessão, o Presidente da Câmara de Vereadores agradeceu a presença de todos e convocou os Legisladores para a próxima Sessão Ordinária, na terça-feira (11), às 19h, sempre aberta à população que acompanha, no plenário, o trabalho do Poder Legislativo de São Domingos.