Quinta, 03 Agosto 2017 13:01

Sessão Ordinária do dia 01/08/17

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de São Domingos foi marcada por discussões

Muitas discussões marcaram a longa Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, realizada na noite de terça-feira, no Plenário da Casa Legislativa, com a presença de dezenas de munícipes que acompanharam o trabalho dos Vereadores até o final da reunião.

Na Hora do Expediente, foi lido o Projeto de Lei nº 011/2017, que autoriza o Município de São Domingos a conceder subvenção social por meio do termo de fomento ao Ministério Rogacionista Evangélico – Rogai, para prestação de serviços públicos em especialidades médicas e cirúrgicas e dá outras providências. Depois, o Senhor Presidente da Casa de Leis, Abílio Vlademir Debortoli (PSDB), baixou este Projeto para análise da Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário para dar o seu parecer.

Logo, foi lido também o Projeto de Lei nº 012/2017, que autoriza o Poder Executivo Municipal de instituir o Programa Municipal de Destino de Animais Mortos no Meio Rural, mediante concessão de incentivos e dá outras providências. Este Projeto também foi baixado pelo Senhor Presidente para a Comissão de Justiça e Redação.

Na Ordem do Dia, foi aprovado por todos o Pedido de Informação 003/2017, do Vereador Abílio Debortoli, para que a Administração Municipal encaminhe à Casa Legislativa cópia integral das informações repassadas pela Administração anterior à Administração atual referente à transição administrativa cuja relação dos documentos são previstos no artigo 110 da Lei Orgânica do Município com o objetivo de fiscalização. Após, discussão, este documento foi aprovado por todos os Vereadores.

Na sequência, foi lida, discutida, votada e aprovada por todos os Vereadores a Indicação nº 007/2017, da Vereadora Paula Andréia Baldissera, para que a Administração Municipal, através da Secretaria de Transportes e Obras e Serviços Urbanos veja da possibilidade de construir uma lombada na rua Getúlio Vargas, próximo ao estabelecimento comercial do empresário Francisco Studunny (Chico Torneiro).

Nas Comunicações Parlamentares, o Vereador Vianei Ferrarini Meoti (PT), enfatizou a importância de futuramente ser realizado um trabalho de melhoria na estrada de acesso ao Laticínio de Luis Debortoli.

Por outro lado, Vereador Gleicon Cardoso mostrou-se indignado pela forma que a Vereadora Sílvia Baggio e o Assessor do Deputado Valdir Colatto (PMDB) foram atendidos pela Prefeita no ato da formalização da entrega de R$ 113 mil que foram destinados à Secretaria de Saúde.

No Uso da Tribuna manifestaram-se os Vereadores Vianei, Simoni Zarembski (PT), Simone (PSB) Sílvia (PMDB) Milton Bertoldi (PT), Chimello(PSB) e Paula(PSDB).

O Vereador Vianei Meoti comentou da importância da realização da 5ª Festa da Agrobiodiversidade para valorizar a Agricultura Familiar que produz alimentos orgânicos e de qualidade para toda a população da cidade e do interior. O Vereador enalteceu desde a organização e as pessoas que participaram do evento.

A Vereadora Simoni Zarembski, assim como o Vereador Vianei, também assinalou a importância da realização da Festa da Agrobiodiversidade e enalteceu a Agricultura Familiar. A vereadora proferiu elogios ao Governo Municipal pelo Mutirão de Cirurgias de Catarata.

Já, a Vereadora Simone Valentini, em suas discussões, mostrou indignação pelos banheiros públicos da Praça Germano Griss continuarem fechados nos finais de semana. A Veadora falou ainda que as palestras e eventos culturais do Município devem ser realizados no Centro de Eventos, que é adequado para isto e não na Igreja.

A Vereadora Sílvia De Brito Baggio(PMDB) se mostrou indignada pela forma que fora atendida pela Prefeita que exigiu um oficio para serem atendidos para o ato da entrega da emenda parlamentar do deputado Colatto (PMDB)  Por outro lado, Sílvia disse estar feliz por ter conseguido ajudar o povo Sãodominguense com um recurso para o atendimento da saúde e aproveitou para cobrar da  Prefeita Assistência Técnica para os agricultores do municipio.

O Vereador Milton Bertoldi, parabenizou Vianei Meoti por assumir a presidência da Cooper São Domingos. Bertoldi comentou que todos conhecem o seu trabalho dedicado desde a legislatura passada e mostrou-se comprometido até o final com o respeito, a verdade e humildade.

Por sua vez, o Vereador Luiz Chimello cobrou da Secretaria de Obras cascalhamento da rua que dá acesso ao Ginásio de Esportes do distrito de Maratá. Chimello enalteceu o PMDB pela conquista da emenda parlamentar para a Saúde Municipal e lamentou pela forma que a Prefeita atendeu os membros deste Partido

A Vereadora Paula Baldissera reforçou da importância do Município assumir sua responsabilidade com relação a causa dos pequenos animais, lembrando que agosto é o mês de vacinação contra raiva. Também, parabenizou a 5ª festa da Agrobiodiversidade, porém, cobrou da Prefeita mais respeito com a Igreja e com os Católicos sendo que entende que pelo fato do Município ser um dos responsáveis, apoiador do evento poderia perfeitamente ter utilizado o Centro de Eventos ao invés de ser realizado o ato na Igreja Matriz.

Por fim, o Presidente do Poder Legislativo se solidarizou com a família católica que não aceitou a forma pela qual um evento público com presença de armas ter sido realizado dentro da igreja.

Abílio agradeceu a presença de todos, encerrou a sessão e marcou a próxima Sessão Ordinária para o dia 15 de agosto de 2017, aberta, como sempre, à população que acompanha os trabalhos dos Vereadores.