Quinta, 17 Agosto 2017 17:59

Sessão Ordinária do dia 18/08/2017

Sessão da Câmara de Vereadores de São Domingos aprova muitas matérias

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, realizada no Plenário da Casa Legislativa, na terça-feira (15), debateu muitos assuntos de interesse dos munícipes e aprovou por unanimidade dos Senhores Vereadores várias matérias.

O Projeto de Resolução nº

001/2017 que dispõe sobre a criação da Comissão Especial para análise de proposta e elaboração de projeto de novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores foi o primeiro a ser votado.

Depois, o Projeto de Lei nº 011/2017 que autoriza o Município de São Domingos a conceder subvenção social por meio de termo de fomento ao Ministério Rogacionista Evangélioco – Rogae a prestação de serviço em especialidades médicas e cirúrgicas e dá outra providência.

O Pedido de Informação Conjunto nº 015/2017, dos Vereadores Abílio Debortoli (PSDB), Gleicon Cardoso (PMDB), Luiz Chimello (PSB), Paula Baldissera (PSDB), Sílvia Baggio (PMDB) e Simone Valentini (PSB), para que a Administração Municipal encaminhe à Casa Legislativa Informações sobre a Cosip também estava na pauta.

A Vereadora Simone Valentini propôs a Indicação nº 03/2017 para que a Administração Municipal veja da possibilidade de construir uma lombada na rua João Bigolin, próximo ao Mercado Carol. Após a leitura, ela acrescentou outras lombadas que também foram solicitadas em outras ruas pela população.

A Indicação nº 08/2017, da Vereadora Paula Baldissera para que a Administração Municipal veja da possibilidade de instituir auxílio-alimentação em favor dos servidores públicos municipais também foi para votação.

O espaço das Comunicações Parlamentares foi ocupado pelos Vereadores Sílvia Baggio, Milton Bertoldi (PT) e Luiz Chimello, no qual foram abordados assuntos referentes ao universo político de São Domingos.

No Uso da Tribuna, o Vereador Gleicon Cardoso comentou sobre o encontro regional do PMDB. Cardoso elogiou o Conselho da Igreja Matriz pelo sucesso da festa. O Vereador falou da importância de valorizar a cultura e da Mostra de Artes. Depois, enalteceu o Futsal Feminino e o início dos cursos universitários. Porém, cobrou da Prefeita mais valorização aos estudantes com relação ao auxílio-transporte.

Por sua vez no Uso da Tribuna, a Vereadora Paula Baldissera parabenizou os pais pela passagem da data a eles dedicada e os agricultores e motoristas que foram os homenageados na festa do Padroeiro, na Igreja Matriz. Na oportunidade, a Vereadora parabenizou também o Conselho da Matriz, a todos os festeiros e colaboradores voluntários pelo sucesso da tradicional realização. Paula Baldissera mostrou-se preocupada em defender os interesses dos servidores públicos municipais e comentou sobre a sua Indicação aprovada nesta Sessão. Paula comentou que a instituição do auxílio vale-alimentação é um investimento e uma forma de valorizar o servidor.

A Vereadora Simoni Zarembski utilizou o espaço do Uso da Tribuna para comentar sobre a importância das câmeras de videomonitoramento que serão ativadas nos próximos dias. Simoni enalteceu os eventos públicos promovidos pelo Município e convidou a todos os vereadores e a população para a 1ª Mostra Cultural.

Já, o Vereador Vianei Meoti (PT), na Tribuna, também destacou sobre a importância desta Mostra Cultural que será realizada no Centro de Eventos. Meotti convidou a todos para inauguração do calçadão que será realizada neste domingo. Por fim, o Vereador comentou sobre os recursos que são investidos na Saúde.

A Vereadora Simone Valentini, também na Tribuna, em suas discussões, ressaltou a sua participação nas sessões das Câmaras de Vereadores de outros municípios e falou do entrosamento e participação dos prefeitos da região. Na oportunidade, Simone reforçou a necessidade da construção das lombadas, dentre outros assuntos de interesse político.

Logo, a Vereadora Sílvia Baggio PMDB, no uso da Tribuna, salientou que a Prefeita foi conversar com os Deputados do PMDB foi muito bem recebida. Ao contrário do atendimento da Prefeita à Vereadora Sílvia e o Assessor do Deputado Colatto quando da entrega do oficio onde a prefeita municipal recebeu mais de R$ 113 mil. A Vereadora lamentou que a Prefeita e os Secretários apontaram à Câmara de Vereadores as responsabilidades da própria Prefeitura em várias situações.

No final da Sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Vereador Abílio Debortoli lamentou pela Prefeita desobedecer a Lei e não citar o nome da Praça Germano Griss no folheto do convite para a Mostra de Arte, no qual consta somente o nome do Centro de Eventos.

Abílio também comentou sobre a falta de respeitos de algumas pessoas de determinado partido reunidas em pequenos grupos com intuito político para cumprimentar as pessoas depois da bênção dos veículos, próximo igreja e no salão paroquial, as quais misturaram religião com política, o que não se deve.

Ao encerrar a Sessão, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e convocou todos os senhores vereadores para a próxima reuinão, marcada para o dia 22 de agosto de 2017, no Plenário, sempre aberta à população que busca estar informada acerca dos trabalhos dos vereadores e o que acontece no meio político do Município.

Além das Sessões Ordinárias, que sempre são transmitidas ao vivo no facebook, os munícipes podem acompanhar mais informações sobre os trabalhos dos Poder Legislativo através do site WWW.camarasd.sc.gov.br e nos sábados de manhã na Pop FM 104,9 e na Rádio Clube no Programa Legisladores Ação da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos.