Quarta, 23 Agosto 2017 19:53

Sessão Ordinário do dia 22/08/2017

Sessão Ordinária do Poder Legislativo aprova Projeto de Lei por unanimidade

Os Vereadores de São Domingos estiveram reunidos na Sessão Ordinária na noite de terça-feira (22), no Plenário da Câmara Municipal de São Domingos.

A longa reunião iniciou com a leitura da Mensagem do Projeto de Lei nº 10/2017 que dispõe sobre o Plano Plurianual – PPA, para o próximo quadriênio, de 2018 a 2021, e dá outras providências. Este Projeto foi baixado pelo Senhor Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, Vereador Abílio Debortoli (PSDB) para a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização para que seja dado um parecer preliminar em 10 dias.

Na Ordem do Dia, houve a discussão e votação do Projeto de Lei nº 012/2017 que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o programa municipal destino adequado de animais mortos do meio rural mediante concessão de incentivo e dá outras providências. Este Projeto foi submetido a uma emenda proposta pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização. O Projeto foi aprovado com a emenda por unanimidade.

Nas Comunicações Parlamentares, o líder Luiz Chimello (PSB) manifestou-se sobre a Reforma Política. Já, o líder Milton Bertoldi (PT) enalteceu o esporte municipal e anunciou o início das instalações das câmeras de videomonitoramento. A líder Silvia Baggio (PMDB) falou da sua presença, com o Vereador Gleicon Cardoso (PMDB) e outras lideranças partidárias, no Encontro Regional do PMDB, na sexta-feira (18), em Xanxerê. Sílvia posicionou-se contra o Fundo Partidário que está em discussão no Congresso Nacional. A líder Paula Baldissera (PSDB) registrou a visita do Deputado Marcos Vieira (PSDB) a São Domingos na sexta-feira passada, o qual esteve reunido com o Diretório do PSDB municipal, filiados e simpatizantes, no Plenário da Câmara Municipal. Paula comentou da sua visita, com os Vereadores Gleicon Cardoso e Simone Valentini (PSB), ao quartel do Corpo de Bombeiro, que recebera o caminhão de combate a incêndio.

No Uso da Tribuna, o Vereador Gleicon Cardoso (PMDB), em suas discussões, proferiu elogios à Festa do Maratá e a Mostra de Arte e Cultura. O Vereador Gleicon comentou ainda sobre Defesa Civil, Comércio local e os empenhos das compras da Prefeitura. Para Gleicon, o Gestor Público precisa valorizar todo o comércio local, sem distinções, o que não está acontecendo.

A Vereadora Simone Valentini (PSB) enfatizou, na Tribuna, que a situação da precariedade do Ginásio de Esportes de Vila Milani está ainda pior com a queda de portas. Simone comentou também que o asfalto daquele distrito já apresenta buracos. Simone falou da sua visita à Delegacia de Polícia e mostrou-se preocupada pela grande quantidade de veículos apreendidos no pátio.

Por outro lado, a Vereadora Simoni Zarembski (PT), iniciou suas discussões na Tribuna também enalteceu a Secretaria da Educação e Cultura pela Mostra de Artes e agradeceu a todas as pessoas que expuseram seus materiais antigos. Simoni enalteceu também a Secretaria de Saúde pela segunda etapa do mutirão da cirurgia de catarata.

Já, o Vereador Vianei Meoti (PT) parabenizou o Vice-Prefeito Gilmar Marmentini por ter sido designado a assumir os comandos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Vianei convidou a todos para a inauguração do calçadão municipal neste domingo com show do Grupo Tradição Serrana. O Vereador comentou ainda sobre a recuperação da rodovia que liga São Domingos a Mariópolis que deverá ser feita pelo Governo Estadual.

Logo, a Vereadora Paula Baldissera (PSDB), ao faze Uso da Tribuna, pronunciou-se acerca de muitos assuntos de interesse público. Com relação ao esgoto sanitario, Paula Baldissera mostrou preocupação com a situação da fossa da Cohab, a céu aberto, utilizada por poucos moradores e que precisa ser incluída no esgotamento sanitário. A Vereadora voltou a comentar sobre a falta de atenção do Governo Municipal com relação à manutenção da iluminação pública.

Em seu pronunciamento, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) defendeu que ao invés de investir no calçadão que será inaugurado,afirmou que a maioria da população se manifesta contra o Governo Municipal investir R$ 3 milhões e deixar de atender os bairros e asfaltar as ruas. Abílio mostrou-se indignado com o descaso da Prefeita com relação ao Cemitério da linha Lourenço que necessita de reforma há muito tempo. Abílio Debordoli mostrou-se preocupado também com relação ao baixo custo do leite que atinge também o município de São Domingos.

O Senhor Presidente da Câmara de Vereadores, agradeceu a presença de todos, encerrou a sessão e marcou a próxima Sessão Ordinária na próxima terça-feira (29), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos.

As Sessões Ordinárias da Câmara Municipal, que são transmitidas ao vivo no Facebook, são abertas a toda população interessada em acompanhar os trabalhos dos Vereadores que representam a comunidade de São Domingos e que procura estar por dentro dos assuntos políticos, econômicos, públicos e sociais do Município.