Terça, 26 Setembro 2017 20:07

Sessão Ordinária do dia 25/09/2017

Poder Legislativo de São Domingos realiza a última Sessão Ordinária de setembro

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos realizou, excepcionalmente, na segunda-feira (25) a última Sessão Ordinária de setembro. A reunião foi um pouco mais curta, sem entrada de Projetos do Poder Executivo, nem análises e votações.

O único documento lido na Hora do Expediente foi o ofício nº 12/2017, da Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina – Acanor, para convidar os Vereadores e os Servidores da Câmara Municipal de São Domingos para a quinta Sessão Ordinária de 2017, no dia 29, em Palma Sola.

Depois, o Senhor Presidente do Poder Legislativo, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB), homenageou a todos os Senhores Vereadores para marcar a passagem do Dia do Vereador comemorada no próximo domingo (01) e comentou sobre as atribuições do Vereador.

Nas Comunicações Parlamentares, a Líder do Partido, Vereadora Sílvia Rozani de Brito Baggio (PMDB), questionou o secretário municipal de Saúde que constante mente crítica os vereadores no programa de radio da prefeitura,ao em vês de a presentear um plano de trabalho. A Vereadora comentou também que o Secretário de Transportes e Obras tem mentido para a população quando fala em algumas empresas que a prefeitura não ajuda os empresários porque os vereadores não deixam.

No Uso da Tribuna, o Vereador Vianei Meoti (PT), em suas discussões, comentou sobre os 10 anos de Corpo de Bombeiros Militar em São Domingos, bem como o encaroçamento do novo caminhão e sobre a importância do mutirão da dengue na cidade. Meoti ressaltou ainda que será construído o Centro do Idoso através de emenda parlamentar do Deputado Pedro Uczai. O Vereador anunciou também que o OdontoSesc atenderá novamente em São Domingos com apoio do Governo Municipal.

A Vereadora Simoni Orzekowski Zarembski enalteceu a Assistência Social através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que distribuiu materiais com abordagem no trânsito para marcar a passagem do Dia de Luta Contra a Exploração Infanto-Juvenil, no dia 24. Depois parabenizou o Rotary Club pelo sucesso do II Festival do Pastel no final de semana passado, bem como a Feijoada no dia 07. Simoni também valorizou os trabalhos feitos durante o mutirão da dengue. No final das suas discussões, a Vereadora falou da sua participação de um encontro de mulheres do PT em Florianópolis.

Já, o Vereador Milton Bertoldi (PT) apontou que a agricultura e pecuária tem atravessado por dificuldades em razão da falta de chuvas. Segundo ele, a Bovinocultura é um dos setores mais prejudicados. Já, no setor de Obras, a preocupação com a falta de chuvas também tem aumentado porque isto prejudica na manutenção das estradas. Bertoldi concluiu seu pronunciamento em defesa da Secretaria da Saúde pela adesão à cirurgia de catarata em São Lourenço do Oeste que tem recebido críticas de vereadores da oposição nas últimas sessões. O Vereador comentou também que o recurso da emenda do Deputado Colatto ainda não chegou ao Município, mas será muito importante para o setor da Saúde.

O Vereador Luiz Chimello (PSB) apontou omissão de atendimento da Secretaria de Agricultura e de Obras no Município de São Domingos e citou nomes de agricultores que necessitam destes atendimentos, mas não foram atendidos. Mostrou-se admirado pelo evento comemorativo dos 10 anos de Corpo de Bombeiros em Militar em São Domingos. Mas, lamentou porque o ex-prefeito Danúncio, que trouxe a entidade para São Domingos, mesmo que não tenha sido um bom prefeito para São Domingos, mas tem o seu merecimento pelo Corpo de Bombeiros estar há 10 anos no município para atender também a região.

No final da Sessão, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos apontou falhas no atendimento da Saúde, bem como problemas no ar condicionado dos veículos que transportaram pacientes a Chapecó e com falhas mecânicas e problemas no cinto de segurança no veículo que transportou mais 10 pessoas a São Lourenço do Oeste, na semana passada. Abílio cobrou da Administração Municipal incentivo ao turismo para aumentar a renda do comércio local e oferecer opções de lazer às pessoas que vêm de outros municípios, bem como fazer a manutenção da estrada de acesso ao condomínio Recanto das Águas, na Cascata, que apresenta condições de tráfego comprometidas.

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos estará reunida novamente na próxima terça-feira (03), às 19h, no Plenário da Casa Legislativa, com transmissão ao vivo pela internet, na primeira Sessão Ordinária de outubro, aberta, como sempre, a toda população interessada em acompanhar o trabalho dos Vereadores e estar por dentro dos assuntos políticos, sociais e econômicos do Município.