Quinta, 09 Novembro 2017 11:33

Vereadores de São Domingos focam na fiscalização, cobrança de ações e soluções para melhorar os trabalhos do Poder Executivo

Fiscalizar, cobrar ações do Poder Executivo, apontar soluções para a melhoria dos trabalhos em todos os setores públicos do Município e atender as reivindicações da população para poder representá-la da melhor forma possível é a rotina de trabalho da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos que seguem ainda mais intensos nos últimos seis meses.

Preocupados em fiscalizar todos os setores e locais públicos que pertencem ao Município, os Vereadores fizeram frequentes visitas às escolas, praças, clínica, postos de saúde, entre outras entidades e instituições.

Através destas fiscalizações, visitas e o contato direto com os munícipes, a Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, logo, descobriu que o Governo Municipal cobrou dos agricultores através da taxa da Cosip um serviço de iluminação elétrica que não foi realizado.

Foi pela ação dos Vereadores que o Poder Executivo reformou as paredes das dependências da Academia da Saúde que apresentavam rachaduras que estavam cada vez mais expostas.

Desde o início do ano, os Vereadores já se mostraram dispostos a defender a classe dos estudantes. As cobranças à Prefeita foram muitas até a chegada de dois cursos universitários a São Domingos. No entanto, esta luta vai continuar porque muitos estudantes cobram auxílio para o transporte.

O Cemitério da linha Lourenço estava em condições precárias de conservação, com túmulos abertos, tomado pelo mato e servia como depósito de lixo. Depois de tantas cobranças feitas pelos Vereadores, foi totalmente reformado pelo Governo Municipal.

Um problema sério que, há muitos anos, tem provocado risco á saúde pública, motivo de muitos debates e discussões nas sessões ordinárias, foi com relação à fossa da Cohab, que além de estar irregular, o local era tomado de insetos e o mau cheiro. Graças à Câmara de Vereadores, a Administração Municipal incluiu aquela região no programa de saneamento.

As reformas de pontes no interior do Município, assim como a pavimentação de ruas e passeios públicos no perímetro urbano também foi motivo de muitas cobranças dos Vereadores ao Executivo.

A defesa da causa animal para que o Poder Executivo tome providências cabíveis é outra preocupação do Poder Legislativo de São Domingos. Contudo, o Governo Municipal apresentou ao Ministério Público, depois de uma ação civil pública, um Projeto que visa fazer o controle populacional de cães e gatos no Município. Segundo a Vereadora Paula Baldissera (PSDB), que trabalha desde o início do ano em defesa desta causa, além desta ação, deveria haver vacinação gratuita para os animais da população mais carente.

Em outubro, o Vereador Gleicon Cardoso (PMDB), apresentou um Projeto de Lei - Origem Legislativo para que a Prefeita veja da possibilidade de dar desconto às empresas instaladas em São Domingos que tenham interesse de expor seus produtos em qualquer evento público no Município como, por exemplo, na Faic. Ele espera poder contar com o apoio de todos os demais Vereadores para a aprovação deste Projeto.

Depois, os Vereadores estiveram reunidos com os empresários de São Domingos para discutir um Projeto de Lei que trata da Política Nacional do Desenvolvimento Econômico do Município.

A Câmara de Vereadores de São Domingos aprovou, também em outubro, um projeto grande importância para o Corpo de Bombeiros que fará o encaroçamento do novo caminhão de combate a incêndios e o equipará adequadamente para prestar os atendimentos.

Mas, o Poder Legislativo quer mais. E, cobra constantemente à Prefeita o incentivo ao Comércio local e à abertura de fábricas e indústrias para gerar emprego e renda ao Município e à população.

Com seriedade, competência e responsabilidade, desde janeiro, os Vereadores de São Domingos já fizeram várias Indicações, Pedidos de Informação e Projetos enviados à Administração Municipal bem com outras instituições, além de participarem de cursos de capacitação em Florianópolis.

A Casa legislativa de São Domingos conta com a Câmara Jovem que, recentemente, foi à Capital do Estado para participar de Encontro Estadual de Vereadores Mirins e, no dia 27 de outubro, realizou a última sessão ordinária deste ano.

No site da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos www.camarasd.sc.gov.br estão dispostas todas as informações acerca desta Casa de Leis. Além do site, os ouvintes do nosso Programa de rádio

Legisladores em Ação apresentados aos sábados nas duas emissoras de rádio local e os leitores do Jornal do Povo também ficam por dentro de todos os trabalhos do Poder Legislativo de São Domingos.

As quatro sessões mensais ordinárias da Câmara Municipal são realizadas nas terças-feiras, às 19h, no plenário que, desde o início deste ano, passou a ser ocupado por muitos munícipes interessados em estar por dentro de todo o universo político no qual está envolvido o Poder Legislativo de São Domingos.