topo 1

Super User

Super User

Quarta, 20 Setembro 2017 11:49

Sessão Ordinária do dia 19/09/2017

Poder Legislativo de São Domingos baixa três Projetos de Lei do Executivo Municipal para análise

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, realizada na noite de terça-feira (19) apesar de ser um pouco mais longa que as demais, contou com um número considerável de munícipes.

Primeiramente, foi feita a leitura da Mensagem do Projeto de Lei Complementar 01/2017, que institui a Política Municipal do Desenvolvimento Econômico de São Domingos, estabelece medidas de incentivos, regula situações consolidadas e dá outras providências. Este Projeto Complementar foi baixado para análise da Comissão de Justiça e Redação em regime ordinário, o qual deverá ser debatido e discutido também com empresários e a Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de São Domingos, em reunião.

Depois, a Sessão seguiu com a leitura da mensagem do Projeto de Lei nº 015/2017, que acrescenta dispositivo na Lei nº 0714, de 16 de junho de 1987 e dá outras providências. Esta Lei institui o Código de parcelamento do solo urbano do município de São Domingos e passará a vigorar com a inclusão do art. 9º A – Nos loteamentos de interesse social a dimensão mínima do lote urbano é fixada em 200 metros com frente para via de circulação com largura de no mínimo cinco metros. O documento também foi baixado para análise da Comissão de Justiça e Redação em regime ordinário.

Foi lida também a mensagem do Projeto de Lei 014/2017, que dispõe sobre diretrizes orçamentárias para o exercício de 2018 e para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2018 e dá outras providências. O documento foi baixado para a Comissão de Finanças e Orçamentos para parecer em caráter ordinário.

Nas Comunicações Parlamentares, o Líder de Partido Milton Bertoldi (PT) enalteceu a Paróquia de São Domingos que no dia 16 pelo Encontro paroquial de lideranças realizado no distrito de Maratá. O Líder de Governo, Vianei Meoti (PT) enfatizou que na próxima semana a Secretaria de Educação fará a entrega dos uniformes de verão a todas as escolas do Município. A Líder de Partido Sílvia Baggio (PMDB) convidou a todos para participar da 11ª Festa do Pastel, promovida pelo Rotary, com venda de pasteis doces e salgados próximo à Igreja Matriz, durante os dias 22 e 23.

Com exceção do Vereador Luiz Chimello (PSB), todos os Vereadores fizeram o Uso da Tribuna e comentaram sobre importantes assuntos políticos econômicos e sociais de interesse da população de São Domingos.

No final da reunião, o Senhor Presidente da Casa de Leis, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB), agradeceu a presença de todos e convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que, em razão da viagem que os Legisladores farão a Florianópolis, será realizada excepcionalmente na próxima segunda-feira (25), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, aberta a toda população interessada em acompanhar os trabalhos do Poder Legislativo de São Domingos.

Câmara Jovem esteve reunida em Sessão Ordinária

A Câmara Jovem esteve reunida na tarde de segunda-feira, dia 18, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores na quarta Sessão Ordinária do ano.

Na oportunidade, três Vereadoras Jovens fizeram o Uso da Tribuna para comentarem sobre a viagem da Florianópolis, bem como a participação da Câmara Jovem do VIII Encontro Estadual das Câmaras Mirins.

A Vereadora Jovem Ketlyn`Carvalho, que representa a Escola Arlindo Barbiero, salientou que esta viagem a Florianópolis foi uma experiência muito válida para a Câmara Jovem. Segundo ela, as duas palestras foram tão importantes que chamara a atenção de todos os jovens que demonstraram interesse o tempo todo. Ketlyn enfatizou ainda que aqueles jovens que chegavam, inicialmente, tiveram a impressão que o encontro seria monótono; mas, no final, saíram com a mente aberta e prontos para os novos desafios.

Já, a Vereadora Jovem Emili ressaltou a importância da viagem, bem como as palestras e disse que se sentiu impressionada pela grandiosidade do evento promovido pela Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Depois, a Vereadora Jéssica, assim como as demais Vereadoras Jovens que se manifestaram na Tribuna, também se mostrou satisfeita com a viagem e com as duas palestras. Ela aprendeu que a política poderá ser mudada através de pequenas ações.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Jovem será no dia 27 de outubro de 2017, às 14h30, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, sempre aberta a toda a população que acompanha os trabalhos dos jovens parlamentares que representam a classe dos estudantes de todas as escolas do Município.

Segunda, 18 Setembro 2017 19:44

Sessão Ordinária do dia 14/09/2017

Câmara de Vereadores discute, vota e aprova dois Projetos de Lei

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos esteve reunida na noite de quinta-feira, dia 14 na Sessão Ordinária que discutiu, votou e aprovou dois Projetos de Lei.

Inicialmente, houve a discussão do Projeto de Lei 010/2017 que dispõe sobre o Plano Plurianual – PPA do município de São Domingos para o quadriênio de 2018 até 2021 e dá outras providências.

Este Projeto de Lei do Poder Executivo é de grande importância para o Município porque tem o objetivo de estabelecer metas para o orçamento dos próximos quatro anos no município de São Domingos.

Confiantes de que a Prefeita cumpra tudo o que consta no PPA e que ela pense nos universitários, nos comerciantes e agricultores e em toda a população de São Domingos, todos os Vereadores aprovaram o documento, sem mudanças, ou seja, na íntegra.

Depois, a Sessão Ordinária do Poder Legislativo de São Domingos seguiu com a discussão, votação e aprovação por todos os vereadores do Projeto de Lei 013/2017, que institui o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Domingos e dá outras providências.

Com relação a este Projeto, os Vereadores viram a necessidade de se instituir no Município este Conselho que visa valorizar as pessoas que apresentam deficiência e acreditam que isto deve melhorar as condições de acessibilidade e facilitar o deslocamento destas pessoas com deficiências.

Nas Comunicações Parlamentares, o Líder de Governo Vianei Meoti (PT) agradeceu a todas as pessoas que participaram da festa da linha Encruzilhada no último domingo. O Líder de Partido Milton Bertoldi falou da importância dos dois Projetos de Lei aprovados. O Vereador Gleicon Cardoso (PMDB) ocupou o espaço da Líder de Partido Sílvia (PMDB) para comentar que a Prefeita atendeu a sua indicação feita no dia 18 de julho e aderiu ao Programa SC Bem Mais Simples que facilita o processo de abertura de empresas através de mecanismos que tornam mais simples a expedição de documentos. A Líder de Partido Paula Baldissera (PSDB) enalteceu o Deputado Mário Marcondes por disponibilizar mais de 100 kg de ração com recursos particulares para os animais abandonados em São Domingos, o qual se disponibilizou a ajudar novamente os animais, A Associação e as pessoas voluntárias. Quanto ao Projeto de Lei que institui o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Com Deficiência, Paula comentou que seria interessante ter um representante do Poder Legislativo já que conta com quatro representantes do Poder Executivo.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Simoni Zarembski enalteceu a todos pela participação do Desfile do Dia da Pátria e comentou sobre as vacinas disponíveis para as crianças e adolescentes para atualização da carteira de vacinas na próxima semana, bem como os trabalhos e aquisições da Secretaria de Saúde. Simone registrou a sua participação de seminário sobre preservação do meio ambiente promovido pelo Instituto Federal e pela Escola do Legislativo no interior de São Lourenço do Oeste.

O Vereador Vianei Meoti agradeceu o Senhor Presidente Abílio por ter permitido que ele acompanhasse a Prefeita em viagem a Florianópolis. Meoti parabenizou o Senhor Presidente Abílio e a Câmara Jovem pela participação no Encontro de Vereadores Jovens na Capital catarinense. A Vereadora Simone Valentini (PSB) mostrou preocupação pelos brinquedos quebrados e mal conservados no parquinho infantil da Praça Municipal Germano Griss. Simone cobra da Prefeita mais atenção com relação a estes brinquedos e execute a reforma e a manutenção para o uso seguro das crianças. O Vereador Luiz Chimello (PSB) mostrou-se preocupado com o atendimento aos agricultores do Município e sugere à Câmara de Vereadores para a Cidasc e Icasa para que o atendimento do funcionário seja integral e não em apenas em meio período como é feito. Depois, Chimello apontou discriminação no atendimento da Secretaria de Obras na região da linha São Mauriício. Cobrou dos setores públicos mais atenção com relação à limpeza do Ginásio de Esportes do Maratá, onde acontecem os treinamentos dos atletas daquele distrito que participam do Campeonato Municipal de Futsal.

No final da Sessão, o Senhor Presidente, Abílio Debortoli comentou sobre o marketing da campanha de cirurgias de catarata. Ele defende que as informações sobre esta campanha devem ser mais transparentes porque esta é uma conquista de 81 municípios da região e não somente de São Domingos. O programa é coordenado pela Associação dos Municípios do Noroeste do Estado liderada pelo Prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Kallef.

O Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e anunciou a próxima sessão ordinária marcada para terça-feira, dia 19, às 19h, aberta à população interessada em acompanhar o trabalho da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos.

Os Vereadores Jovens de São Domingos embarcaram no dia 12 de setembro à Capital catarinense e retornaram no dia 14. A viagem foi promovida pela Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos.

No dia 13, a Câmara Jovem participou do VIII Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado no Auditório Antonieta de Barros, nas dependências da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC.

Na oportunidade, os Vereadores Jovens assistiram a duas palestras, uma pela manhã e a outra à tarde, e ouviram relatos de outras Câmaras Jovens e Mirins. “O evento foi muito importante porque eles fizeram um intercâmbio e trocaram experiências e informações com as Câmaras Mirins de todo o Estado”, enfatizou o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB).

Para aproveitar ainda mais a ida a Florianópolis, os Jovens Legisladores fizeram visitas na própria ALESC, Câmara de Vereadores e pontos culturais, além de conhecerem também a região central da Capital do Estado.

 “Esta viagem foi muito importante para a capacitação da Câmara Jovem no cenário político e foi também uma oportunidade para que muitos destes jovens conhecessem um pouquinho mais sobre o funcionamento do Poder Legislativo Estadual além de visitarem alguns locais públicos de Florianópolis”, conclui Abílio.

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) participou, na quarta-feira, dia 13, de mais uma edição do Dia de Ação de Governo, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

A ação desenvolvida pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), teve como principal objetivo aproximar os diferentes órgãos do governo da população catarinense.

Em Xanxerê, o Dia de Ação de Governo contou com a presença do diretor presidente da Agência de Fomento de Santa Cataria (Badesc), José Cláudio Caramori.

A programação iniciou às 8h com uma reunião direcionada aos empresários do município, realizada em parceria com a Associação Empresarial (ACIX).  Durante a manhã, Caramori atendeu a imprensa em coletiva e fez visita à obra do Contorno Viário Leste.

Abílio participou do Dia de Ação de Governo durante à tarde quando o evento seguiu na Associação dos Municípios do Alto Irani, com a reunião com prefeitos, vices, vereadores e secretários dos 14 municípios que compreendem a Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê. A programação ainda contou com visita a obra de ampliação do Hospital Regional São Paulo.

Na região da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, o Badesc teve participação fundamental no processo de recuperação das empresas atingidas pelo tornado em 2015 no município de Xanxerê e Ponte Serrada.

Quarta, 06 Setembro 2017 19:52

Sessão Ordinária do dia 05/09/2017

Poder Legislativo de São Domingos baixa Projeto de Lei do PPA para emendas

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, realizada na terça-feira (05), no Plenário da Casa de Leis contou com presença do Presidente da Acanor, Vereador Valcir Basi, de Galvão, e um número satisfatório de munícipes que acompanharam os trabalhos do Poder Legislativo.

Na Hora do Expediente, foi feita a leitura do parecer preliminar que trata do Projeto de Lei nº 010/2017, que dispõe sobre o Plano Plurianual – PPA do Município de São Domingos, para o quadriênio de 2018 a 2021. Este Projeto de Lei foi baixado novamente para a Comissão de Finanças, Orçamentos e Fiscalização para receber emendas.

Nas Comunicações Parlamentares, o Líder de Partido Milton Bertoldi (PT), manifestou-se sobre o interesse de moradores da linha Consoladora em pertencer a Santiago do Sul, a desativação da fossa da Cohab, a importância do Projeto de Lei do PPA. O Lìder de Partido Luiz Chimello (PSB) comentou sobre a entrevista do novo secretário de Obras no rádio o qual garantiu que não haverá discriminações no setor. O Líder de Governo Vianei Meoti (PT) conclamou a todos para o desfile cívico no dia 07 e para a festa da linha Encruzilhada neste domingo (10). Gleicon Cardoso (PMDB) convidou a todos para a corrida de gaiola neste domingo (10), promovida pelo Automóvel Clube de São Domingos e que contará com a participação de pilotos de toda a região. A Líder de Partido Paula Baldissera (PSDB) parabenizou o Prefeito de Abelardo Luz, Cavassini, do PSDB, eleito no domingo passado, ao lado do Vice Piccinin, do PP. Paula falou novamente que a fossa da Cohab só será desativada por causa das suas discussões e argumentações nas sessões para que fosse incluída no Programa de saneamento. Paula Baldissera questionou as falhas nas informações repassadas pelo Poder Executivo para a análise do Projeto de Lei do PPA.

No Uso da Tribuna, o Vereador Vianei Meoti, em suas discussões, novamente comentou sobre o possível fechamento das escolas estaduais em São Domingos. A Vereadora Sílvia Baggio mostrou-se preocupada com relação às tantas demissões e servidores estarem deixando o atual Governo Municipal e cobrou a criação de uma Secretaria da Indústria e Comércio. A Vereadora mostrou-se indignada com o baixo valor estimado para o PPA que, segundo ela, é insignificante e vai comprometer o desenvolvimento econômico do Município. Depois, Sílvia fez várias outras cobranças à Prefeita. A vereadora Simoni Zarembski (PT) comentou que as Secretarias de Saúde, Agricultura e de Obras estão trabalhando juntas no mutirão contra a dengue que vai ser realizado nos dias 19, 20 e 21 em São Domingos que contará também com a colaboração de toda a população. Simoni comentou sobre as sessões do cinema municipal, no Centro de Eventos da Praça Germano Griss, realizada todas as quartas-feiras e nos sábados a cada 15 dias.

No final da Sessão, o Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, Vereador Abílio Debortoli apontou discriminação de atendimento da Secretaria de Obras no recolhimento de entulhos e galhos bem como a entrega de carga de terra. Por outro lado, ele falou que em um dos recolhimentos de entulhos, foi quebrada a calçada de uma casa e os reparos não foram feitos. Depois, Abílio agradeceu a presença de todos e conclamou os Senhores Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que será marcada para quinta-feira (14), às 19h.  

Quinta, 31 Agosto 2017 01:03

Sessão Ordinária do dia 29/08/2017

Vereadores de São Domingos aprovam por unanimidade Projeto de Lei com emenda para dar destino adequado animais mortos no meio rural

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, realizada na noite de terça-feira (29) foi praticamente longa com relação às demais, pois teve duração de cerca de duas horas, com muitos debates e discussões levantados pelos Vereadores, representantes da população no Poder Legislativo sempre muito atuantes.

Na Hora do Expediente, foi lido o Ofício 02/2017 dos Moradores da Comunidade de linha Consoladora, os quais manifestam interesse na alteração do território para que esta localidade pertença ao município de Santiago do Sul.

Logo, foi lida a mensagem do Projeto de Lei 013/2017 que institui o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMPED de São Domingos, e dá outras providências. O Projeto foi baixado para a ser analisado pela Comissão de Justiça e Redação em regime ordinário.

Na Ordem do Dia, a discussão e votação da redação final do Projeto de Lei 012/2017 que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o Programa de destino adequado a animais mortos no meio rural mediante concessão de incentivos e dá outras providências, que foi aprovado por unanimidade.

Todos os Senhores Vereadores fizeram o Uso da Tribuna e se pronunciaram sobre os assuntos públicos e políticos do município.

O Vereador Luiz Chimello (PSB) pediu para a Secretaria da Agricultura de São Domingos atender a todos os agricultores sem distinções, o que não está acontecendo, segundo Chimello. 

Por outro lado, o Vereador Vianei Meoti (PT) enalteceu o trabalho do Governo Municipal e lamentou pelo Governo Estadual pela possibilidade do fechamento de escolas no interior do Município.

O Vereador Gleicon Cardoso (PMDB), em suas discussões, comentou que a Prefeita, em suas últimas entrevistas, deixou clara que as suas escolhas são partidárias no momento dela efetuar compras no comércio local e novamente sugeriu para que ela não faça tais distinções.

Já, a Vereadora Sílvia Baggio (PMDB) comentou sobre o cenário político nacional e sobre os corruptos que já foram condenados. Depois, mostro-se indignada com a Prefeita por ofender os Vereadores nas últimas entrevistas no rádio.

O Vereador Milton Bertoldi (PT) se solidarizou com a família Zarembski por duas pessoas desta família perder a vida em trágico acidente. Depoi, ele comentou sobre a Reforma Trabalhista.

A Vereadora Simoni Zarembski (PT) enalteceu a Secretaria de Saúde pela entrega dos tablets aos agentes comunitários. Simoni também mostrou-se solidária com a família Zarembski pela tragédia. Depois, comentou sobre os trabalhos no Centro de Convivência e de Vínculos.

A Vereadora Paula Baldissera (PSDB) novamente cobrou da Prefeita melhor atendimento profissional na Secretaria de Agricultura. A Vereadora comentou que a fossa da Cohab só será desativada porque a Prefeita foi cobrada por ela na sessão ordinária da semana passada. Por fim, Paula Baldissera comentou das obras que estão paradas e os pagamentos às empresas que não foram feitos pela Prefeita.

Por sua vez, a Vereadora Simone Valentini (PSB) falou de sua visita ao Conjunto Habitacional Vida Nova e cobrou da prefeita a manutenção da quadra e do campo, com telas danificadas e muito lixo jogado naqueles locais. Simone cobrou novamente da Prefeita para que os banheiros da Praça Germano Griss permaneçam abertos para a população que freqüenta aquele local.

Por fim, o Presidente Abílio comentou novamente do interesse do empresário Rui Meira de Moura em implantar uma fábrica de ração em São Domingos e pediu ao Lider de Governo ver dessa possibilidade com a Prefeita e providenciar o que for preciso para que isto aconteça. Depois, Abílio comentou da falta da experiência da Prefeita em administrar o município.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Abilio Vlademir Debortoli, agradeceu a presença de todos e conclamou os Senhores Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que será realizada na terça-feira (05), no Plenário da Casa de Leis, aberta a toda população interessada em acompanhar os trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos.

Na semana passada, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) voltou a cobrar da Administração Municipal a manutenção do Cemitério de Linha Lourenço, durante a Sessão Ordinária da Casa Legislativa.

Abílio já havia feito esta indicação para a Prefeita ver da possibilidade dessa manutenção ainda em fevereiro, pois há muitos corpos de pessoas históricas que colonizaram e desbravaram o município de São Domingos que ali foram sepultados. Contudo, ainda não fora atendido.

As denúncias do descaso da Prefeita com relação a este Cemitério pela população daquela comunidade são freqüentes. Há poucos dias, os Vereadores Abílio Debortoli e Paula Baldissera (PSDB) foram até o local e avistaram corpos de pessoas expostos, túmulos quebrados, invasão do mato e de animais e depósito de lixos.

“A população cobra uma manutenção urgente, bem como a ampliação do espaço, estacionamento, estrada de acesso, limpeza, recolhimento de lixo, colocação de britas, uma caixa de água, dentre outras reformas que deverão ser providenciadas pela Prefeita”, enfatiza.

Ainda segundo o Presidente do Poder Legislativo, este seu pedido se justifica, uma vez que conforme o Art. 16, item III, letra N, da Lei Orgânica Municipal, compete ao Município, privativamente, legislar sobre os assuntos de interesse local e quanto: Dispor sobre o serviço funerário e de cemitérios, encarregando-se da manutenção daqueles que forem públicos e fiscalizando os explorados pelas entidades privadas.  “Outro motivo que justifica a manutenção é que este Cemitério de Linha Lourenço continua sendo utilizado pela população do Município de São Domingos”, finaliza.

Segundo o Lider de Governo, Vereador Vianei Meoti (PT) este problema será solucionado. 

Quarta, 23 Agosto 2017 19:53

Sessão Ordinário do dia 22/08/2017

Sessão Ordinária do Poder Legislativo aprova Projeto de Lei por unanimidade

Os Vereadores de São Domingos estiveram reunidos na Sessão Ordinária na noite de terça-feira (22), no Plenário da Câmara Municipal de São Domingos.

A longa reunião iniciou com a leitura da Mensagem do Projeto de Lei nº 10/2017 que dispõe sobre o Plano Plurianual – PPA, para o próximo quadriênio, de 2018 a 2021, e dá outras providências. Este Projeto foi baixado pelo Senhor Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, Vereador Abílio Debortoli (PSDB) para a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização para que seja dado um parecer preliminar em 10 dias.

Na Ordem do Dia, houve a discussão e votação do Projeto de Lei nº 012/2017 que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o programa municipal destino adequado de animais mortos do meio rural mediante concessão de incentivo e dá outras providências. Este Projeto foi submetido a uma emenda proposta pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização. O Projeto foi aprovado com a emenda por unanimidade.

Nas Comunicações Parlamentares, o líder Luiz Chimello (PSB) manifestou-se sobre a Reforma Política. Já, o líder Milton Bertoldi (PT) enalteceu o esporte municipal e anunciou o início das instalações das câmeras de videomonitoramento. A líder Silvia Baggio (PMDB) falou da sua presença, com o Vereador Gleicon Cardoso (PMDB) e outras lideranças partidárias, no Encontro Regional do PMDB, na sexta-feira (18), em Xanxerê. Sílvia posicionou-se contra o Fundo Partidário que está em discussão no Congresso Nacional. A líder Paula Baldissera (PSDB) registrou a visita do Deputado Marcos Vieira (PSDB) a São Domingos na sexta-feira passada, o qual esteve reunido com o Diretório do PSDB municipal, filiados e simpatizantes, no Plenário da Câmara Municipal. Paula comentou da sua visita, com os Vereadores Gleicon Cardoso e Simone Valentini (PSB), ao quartel do Corpo de Bombeiro, que recebera o caminhão de combate a incêndio.

No Uso da Tribuna, o Vereador Gleicon Cardoso (PMDB), em suas discussões, proferiu elogios à Festa do Maratá e a Mostra de Arte e Cultura. O Vereador Gleicon comentou ainda sobre Defesa Civil, Comércio local e os empenhos das compras da Prefeitura. Para Gleicon, o Gestor Público precisa valorizar todo o comércio local, sem distinções, o que não está acontecendo.

A Vereadora Simone Valentini (PSB) enfatizou, na Tribuna, que a situação da precariedade do Ginásio de Esportes de Vila Milani está ainda pior com a queda de portas. Simone comentou também que o asfalto daquele distrito já apresenta buracos. Simone falou da sua visita à Delegacia de Polícia e mostrou-se preocupada pela grande quantidade de veículos apreendidos no pátio.

Por outro lado, a Vereadora Simoni Zarembski (PT), iniciou suas discussões na Tribuna também enalteceu a Secretaria da Educação e Cultura pela Mostra de Artes e agradeceu a todas as pessoas que expuseram seus materiais antigos. Simoni enalteceu também a Secretaria de Saúde pela segunda etapa do mutirão da cirurgia de catarata.

Já, o Vereador Vianei Meoti (PT) parabenizou o Vice-Prefeito Gilmar Marmentini por ter sido designado a assumir os comandos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Vianei convidou a todos para a inauguração do calçadão municipal neste domingo com show do Grupo Tradição Serrana. O Vereador comentou ainda sobre a recuperação da rodovia que liga São Domingos a Mariópolis que deverá ser feita pelo Governo Estadual.

Logo, a Vereadora Paula Baldissera (PSDB), ao faze Uso da Tribuna, pronunciou-se acerca de muitos assuntos de interesse público. Com relação ao esgoto sanitario, Paula Baldissera mostrou preocupação com a situação da fossa da Cohab, a céu aberto, utilizada por poucos moradores e que precisa ser incluída no esgotamento sanitário. A Vereadora voltou a comentar sobre a falta de atenção do Governo Municipal com relação à manutenção da iluminação pública. 

Em seu pronunciamento, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) defendeu que ao invés de investir no calçadão que será inaugurado,afirmou que a maioria da população se manifesta contra o Governo Municipal investir R$ 3 milhões e deixar de atender os bairros e asfaltar as ruas. Abílio mostrou-se indignado com o descaso da Prefeita com relação ao Cemitério da linha Lourenço que necessita de reforma há muito tempo. Abílio Debordoli mostrou-se preocupado também com relação ao baixo custo do leite que atinge também o município de São Domingos.

O Senhor Presidente da Câmara de Vereadores, agradeceu a presença de todos, encerrou a sessão e marcou a próxima Sessão Ordinária na próxima terça-feira (29), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos.

As Sessões Ordinárias da Câmara Municipal, que são transmitidas ao vivo no Facebook, são abertas a toda população interessada em acompanhar os trabalhos dos Vereadores que representam a comunidade de São Domingos e que procura estar por dentro dos assuntos políticos, econômicos, públicos e sociais do Município.

Quinta, 17 Agosto 2017 17:59

Sessão Ordinária do dia 18/08/2017

Sessão da Câmara de Vereadores de São Domingos aprova muitas matérias

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, realizada no Plenário da Casa Legislativa, na terça-feira (15), debateu muitos assuntos de interesse dos munícipes e aprovou por unanimidade dos Senhores Vereadores várias matérias.

O Projeto de Resolução nº

 001/2017 que dispõe sobre a criação da Comissão Especial para análise de proposta e elaboração de projeto de novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores foi o primeiro a ser votado.

Depois, o Projeto de Lei nº 011/2017 que autoriza o Município de São Domingos a conceder subvenção social por meio de termo de fomento ao Ministério Rogacionista Evangélioco – Rogae a prestação de serviço em especialidades médicas e cirúrgicas e dá outra providência.

O Pedido de Informação Conjunto nº 015/2017, dos Vereadores Abílio Debortoli (PSDB), Gleicon Cardoso (PMDB), Luiz Chimello (PSB), Paula Baldissera (PSDB), Sílvia Baggio (PMDB) e Simone Valentini (PSB), para que a Administração Municipal encaminhe à Casa Legislativa Informações sobre a Cosip também estava na pauta.

A Vereadora Simone Valentini propôs a Indicação nº 03/2017 para que a Administração Municipal veja da possibilidade de construir uma lombada na rua João Bigolin, próximo ao Mercado Carol. Após a leitura, ela acrescentou outras lombadas que também foram solicitadas em outras ruas pela população.

A Indicação nº 08/2017, da Vereadora Paula Baldissera para que a Administração Municipal veja da possibilidade de instituir auxílio-alimentação em favor dos servidores públicos municipais também foi para votação.

O espaço das Comunicações Parlamentares foi ocupado pelos Vereadores Sílvia Baggio, Milton Bertoldi (PT) e Luiz Chimello, no qual foram abordados assuntos referentes ao universo político de São Domingos.

No Uso da Tribuna, o Vereador Gleicon Cardoso comentou sobre o encontro regional do PMDB. Cardoso elogiou o Conselho da Igreja Matriz pelo sucesso da festa. O Vereador falou da importância de valorizar a cultura e da Mostra de Artes. Depois, enalteceu o Futsal Feminino e o início dos cursos universitários. Porém, cobrou da Prefeita mais valorização aos estudantes com relação ao auxílio-transporte.

Por sua vez no Uso da Tribuna, a Vereadora Paula Baldissera parabenizou os pais pela passagem da data a eles dedicada e os agricultores e motoristas que foram os homenageados na festa do Padroeiro, na Igreja Matriz. Na oportunidade, a Vereadora parabenizou também o Conselho da Matriz, a todos os festeiros e colaboradores voluntários pelo sucesso da tradicional realização. Paula Baldissera mostrou-se preocupada em defender os interesses dos servidores públicos municipais e comentou sobre a sua Indicação aprovada nesta Sessão. Paula comentou que a instituição do auxílio vale-alimentação é um investimento e uma forma de valorizar o servidor.

A Vereadora Simoni Zarembski utilizou o espaço do Uso da Tribuna para comentar sobre a importância das câmeras de videomonitoramento que serão ativadas nos próximos dias. Simoni enalteceu os eventos públicos promovidos pelo Município e convidou a todos os vereadores e a população para a 1ª Mostra Cultural.

Já, o Vereador Vianei Meoti (PT), na Tribuna, também destacou sobre a importância desta Mostra Cultural que será realizada no Centro de Eventos. Meotti convidou a todos para inauguração do calçadão que será realizada neste domingo. Por fim, o Vereador comentou sobre os recursos que são investidos na Saúde.

A Vereadora Simone Valentini, também na Tribuna, em suas discussões, ressaltou a sua participação nas sessões das Câmaras de Vereadores de outros municípios e falou do entrosamento e participação dos prefeitos da região. Na oportunidade, Simone reforçou a necessidade da construção das lombadas, dentre outros assuntos de interesse político.

Logo, a Vereadora Sílvia Baggio PMDB, no uso da Tribuna, salientou que a Prefeita foi conversar com os Deputados do PMDB foi muito bem recebida. Ao contrário do atendimento da Prefeita à Vereadora Sílvia e o Assessor do Deputado Colatto quando da entrega do oficio onde a prefeita municipal recebeu mais de R$ 113 mil. A Vereadora lamentou que a Prefeita e os Secretários apontaram à Câmara de Vereadores as responsabilidades da própria Prefeitura em várias situações.

No final da Sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Vereador Abílio Debortoli lamentou pela Prefeita desobedecer a Lei e não citar o nome da Praça Germano Griss no folheto do convite para a Mostra de Arte, no qual consta somente o nome do Centro de Eventos.

Abílio também comentou sobre a falta de respeitos de algumas pessoas de determinado partido reunidas em pequenos grupos com intuito político para cumprimentar as pessoas depois da bênção dos veículos, próximo igreja e no salão paroquial, as quais misturaram religião com política, o que não se deve.

Ao encerrar a Sessão, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e convocou todos os senhores vereadores para a próxima reuinão, marcada para o dia 22 de agosto de 2017, no Plenário, sempre aberta à população que busca estar informada acerca dos trabalhos dos vereadores e o que acontece no meio político do Município.

Além das Sessões Ordinárias, que sempre são transmitidas ao vivo no facebook, os munícipes podem acompanhar mais informações sobre os trabalhos dos Poder Legislativo através do site WWW.camarasd.sc.gov.br e nos sábados de manhã na Pop FM 104,9 e na Rádio Clube no Programa Legisladores Ação da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos.

Página 1 de 8