topo 1

Super User

Super User

A Vereadora Paula Andréia Baldissera (PSDB)) foi eleita Presidente da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina  - Acanor, durante a Assembleia de eleição da diretoria executiva e no sábado (18), em São Lourenço do Oeste, durante o Encontro Anual da entidade.

A votação, por aclamação, elegeu a chapa de consenso liderada pela vereadora de São Domingos. O município em questão teve a presidência em 2006, com a vereadora Marivone Salete Borges.

Eleita presidente para 2018, Paula agradeceu a confiança de todos, e disse que espera poder contar com as Câmaras associadas para que a Acanor continue crescendo e desenvolvendo ações em prol dos associados.

Os membros eleitos tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro.

O Poder Legislativo Municipal de São Domingos esteve reunido novamente no Plenário da Câmara de Vereadores, na terça-feira (21) para a terceira Sessão Mensal Ordinária.

Na Ordem do Dia, houve a leitura, discussão e votação de um Projeto de Lei e de duas Indicações Conjuntas.

O Projeto de Lei nº 18/2017 que estima despesas do Município de São Domingos para o exercício de 2018 e dá outras providências teve uma Emenda Modificativa apresentada na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, que foi aprovada pela maioria dos Vereadores. No entanto, o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade no primeiro turno. O Projeto de Lei com a Emenda foi encaminhado para a elaboração da Redação Final na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização.

Depois, foi lida, discutida e votada a Indicação Conjunta dos Vereadores Gleicon Cardoso (PMDB) e Sílvia Rozani de Brito Baggio (PMDB) nº 01/2017 para que a Prefeita veja da possibilidade de conceder aos produtores de leite do Município incentivo econômico denominado Bônus Fiscal. Para os produtores que comercializam a sua produção de leite com nota fiscal de produtor sendo que os percentuais sejam diferenciados para os produtores que efetuam a venda para indústrias de transformação de leite no Município de São Domingos e aos que efetuam a venda às indústrias de transformação de outro município. A indicação foi aprovado por unanimidade.

Na sequência da Sessão, houve a leitura, discussão e votação da Indicação Conjunta nº 01/2017, dos Vereadores Milton Bertoldi (PT), Simoni Zarembski (PT) e Vianei Meoti (PT), que a Prefeita veja da possibilidade de utilizar os recursos do Duodécimo do Poder Legislativo que será devolvido no término do decorrente ano para aquisição de implementos agrícolas para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Esta Indicação também foi aprovada por unanimidade.

Nas Comunicações Parlamentares, a Líder de Partido, Vereadora Sílvia Baggio (PMDB), agradeceu ao Secretário de Transportes e Obras por ter atendido o seu pedido feito na semana passada. Contudo, cobrou a manutenção e recuperação da estrada de acesso à propriedade rural do agricultor Gerônimo Gollub, na comunidade de Linha Dadan. Na oportunidade, a Líder de Partido comentou sobre a participação dos Vereadores nos Jogos da Acanor, realizados no sábado passado, em São Lourenço do Oeste. Depois, Sílvia parabenizou a Vereadora Paula Baldissera (PSDB) por ser eleita Presidente da Acanor. Por fim, enalteceu os idosos pelo encontro realizado no domingo passado no Clube Cultural. A Vereadora comentou da sua participação no XIX Seminário das Mulheres, promovido pelo Governo Municipal de São Domingos, no sábado, e da sua presença no encontro dos Idosos no Clube Cultural e Esportivo, no domingo passado.

No Uso da Tribuna, o Vereador Milton Bertoldi comentou sobre a viagem da Prefeita à Florianópolis para fazer reivindicações em vários gabinetes dos deputados, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O Vereador lamentou pelo atendimento feito pelo funcionário da Cidasc apenas na parte da tarde enquanto há necessidade de atendimento integral aos agricultores. Bertoldi mostrou-se preocupado com a falta de regularização de terrenos em São Domingos. Ele assinalou a importância da sua Indicação Conjunta para beneficiar os agricultores do Município. Outra preocupação do Vereador Bertoldi com foi relação á carência de atendimento no setor de Habitação que necessita ser ampliado constantemente para atender às demandas do Município. Bertoldi falou ainda da fase final do Campeonato Municipal de Futsal e da sua participação no evento dos Idosos no Clube Cultural e Esportivo São Domingos.

Já, o Vereador Vianei Meoti mostrou satisfação em vivenciar e participar de Projetos que promovem o desenvolvimento da agricultura do Município, mas, por outro lado, lamentou pela agricultura familiar e o pequeno produtor sofrerem discriminações pelas grandes agroindústrias. Meoti enfatizou a importância da Agricultura Familiar, principalmente do setor leiteiro, que faz com que o Município possa continuar a crescer. Com relação às progressões e horas extras dos servidores públicos, o Vereador salientou que, de acordo com as informações obtidas por ele no setor do Departamento Pessoal, tudo está em dia e de acordo com as normas que constam na lei, assim como os demais setores do Município, principalmente na Secretaria da Agricultura que em janeiro deverá intensificar os trabalhos.

O Vereador Luiz Chimello (PSB) comentou novamente sobre a sua visita à Garagem da Prefeitura e sugeriu à Prefeita fazer um leilão de todos os implementos, maquinários e veículos que estão em desuso. Ele defende que isto poderá gerar verbas para o Município, além de desocupar um espaço desnecessário na Garagem. Co relação à sua visita na Prainha, Chimello criticou o Ex-Prefeito por ter construído uma obra sem a licença da Fatma e que agora está interditada. O Vereador Luiz Chimello cobrou ainda da Prefeita uma prestação de contas com relação ao Projeto do Independente. Depois, enalteceu o evento realizado pela Acanor no sábado e também parabenizou a Vereadora Paula Baldissera por ter sido eleita Presidente da Associação. Chimello também comentou da sua presença no evento dos Idosos de São Domingos, no Clube.

A Vereadora Simoni Zarembski foi a última a fazer o Uso da Tribuna. Ela também parabenizou a Vereadora Paula Baldissera por ser eleita Presidente da Acanor em São Lourenço do Oeste. Depois, reconheceu o trabalho voluntário dos servidores municipais e pessoas da comunidade na confecção dos ornamentos para o Natal Luzes bem como no recolhimento das garrafas peti. Simoni Zarembski enfatizou a importância de se consumir alimentos orgânicos produzidos na agricultura camponesa. A vereadora mostrou-se preocupada pelo baixo preço do leite ter prejudicado diretamente a agricultura familiar. Simoni respondeu ao Senhor Presidente sobre assuntos por ele debatidos na última sessão. Por fim, enfatizou a importância do Seminário das Mulheres promovido pelo Governo Municipal e conclamou a todos para o combate à dengue no Município.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) se justificou à Vereadora Simoni pelos questionamentos feitos a ele durante o Uso da Tribuna. Abílio comentou que. no sábado (25). haverá um mutirão de cirurgias gratuitas para todos em São Lourenço do Oeste através do Governo Estadual. O Senhor Presidente enalteceu um trabalho escolar feito pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio Inovador da E.E.B. João Roberto Moreira aos quais ele concedeu uma entrevista para resgatar a história de São Domingos. Abílio falou ainda que todos os finais de tarde, inclusive nos sábados e domingos, visita as pessoas dos bairros do Município e recebe muitas reivindicações da população. principalmente com relação às lombadas, casas que são alagadas com freqüência e fossas exalando mau cheiro. Ele equiparou o Municipio de São Domingos com o Município de Ipuaçu que, segundo Abílio, está crescendo mais que São Domingos.  

A próxima Sessão Ordinária foi marcada para quinta-feira (23), às 19h, na Casa Legislativa de São Domingos, sempre aberta à população do Município e visitantes da região. 

Quem ainda não acompanhou as Sessões Ordinárias da Câmara Jovem, terá a última oportunidade deste ano para estar por dentro dos trabalhos dos Jovens Legisladores de São Domingos que estarão reunidos na tarde da próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, a partir das das 14h30, com palestra que abordará o tema "Gravidez na Adolescência".

A Mesa Diretora da Câmara Jovem é composta pela Presidente a aluna Maria Augusta Vieira, da Escola João Roberto Moreira; vice-presidente Jéssica Bernardi, da Escola Neli Ottoni Lang, e primeira secretária Ketlin Carvalho, da Escola Arlindo Barbiero.

Para o Presidente da Câmara de Vereadores, Abilio Debortoli, é importante a participação e o apoio da comunidade nas Sessões, para incentivar os jovens.

Os Vereadores Luiz Chimelo (PSB) e Paula Baldissera (PSDB) visitaram alguns locais públicos do Município de São Domingos e constataram algumas irregulares e melhorias que precisam ser feitas pelo Governo Municipal.

No Conjunto Habitacional – Cohab São Domingos, Paula Baldissera mostrou-se preocupada com as ruas danificadas naquele local, principalmente próximo à Garagem da Prefeitura em virtude das obras do Saneamento. “Há várias ruas intransitáveis por causa dos calçamentos que ainda não foram compactados naquelas vias impedindo que as pessoas entrem nas suas próprias casas há mais de 15 dias”, salientou. Paula Baldissera cobrou uma atitude urgente da Prefeitura para exigir da empresa responsável por este Senamento fazer estes reparos e passar o rolo compressor para nivelar aquelas pedras que estão mais elevadas.

Já, o Vereador Luiz Chimello (PSB) mostrou-se preocupado com relação ao Parque de Máquinas de São Domingos. Segundo ele, haviam caminhões em reforma; mas, por outro lado, havia um trator de esteira e uma retroescavadeira novos parados, além de outros caminhões, enquanto que muitos serviços solicitados ainda não foram atendidos pelo setor de Obras que precisa dar mais agilidade aos trabalhos.

Na visita á Prainha Camping São Domingos, Paula Baldissera e Luiz Chimello constataram que, com a chegada da temporada de verão, o local ainda precisa de muitas melhorias.

Segundo eles, as telas do campo de futebol estão muito danificadas e precisam ser substituídas. A quadra de areia também necessita de uma rede para a prática esportiva no jogo de vôlei.

A rede elétrica também precisa de reparos, bem como os chuveiros dos banheiros públicos e a iluminação do local.

Os Vereadores defendem que a temporada de verão já começou e a Prainha Camping São Domingos precisa estar preparada para receber a visitas dos turistas de toda a região com infraestrutura, segurança e atendimento adequados.

O Poder Legislativo esteve reunido novamente para a segunda Sessão Ordinária deste mês no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos. Na oportunidade, houve a entrada de um Projeto de Lei e, depois, foram lidas, discutidas e votadas duas indicações e um requerimento.

Na Hora do Expediente, foi lida a Mensagem e do Projeto de Lei nº 020/2017 que atualiza as normas do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISQN, e dá outras providências. O documento foi baixado para análise da Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Na Ordem do Dia, houve a leitura, discussão e votação da Indicação nº 06/2017 do Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) para que a Secretaria do Estado de Infraestrutura de Santa Catarina informe a real situação em que se encontra a Rodovia SC-156 que liga o Município de São Domingos a Mariópolis referente a Projetos, responsabilidade de manutenção e se tem a previsão de execução asfáltica. Esta indicação foi aprovada por todos os Vereadores.

Depois, foi feita a leitura, discussão e votação da Indicação nº 05/2017 da Vereadora Sílvia Rozani de Brito Baggio (PMDB) para que a Administração Municipal, através da Secretaria de Transportes e Obras, veja da Possibilidade de efetuar o cascalhamento na rua Buenos Aires, próximo à residência do senhor Rosildo Paludo. A indicação foi aprovada por todos os Vereadores.

Na sequência, foi lido, discutido, votado e aprovado por unanimidade o requerimento apresentado pela Relatora da Comissão Especial para a Análise e elaboração do Projeto de Regimento Interno, Simone Valentini (PSB).

Nas Comunicações Parlamentares, o Líder de Partido Milton Bertoldi (PT) convidou a todos para acompanharem a final do Campeonato de Futsal com início às 19h. Com relação às estradas, Bertoldi comentou que estão em manutenção na região de Vila Milani e nos próximos dias haverá a recuperação da estradas que liga São Domingos ao Maratá e a Santiago do Sul. Posteriormente, haverá recuperação e manutenção nas demais estradas do interior do Município. Ele anunciou também que o plantio de milho está em fase final e pediu paciência a todos os agricultores que dependem da Secretaria de Agricultura para efetuar o plantio.

O Vereador Gleicon Cardoso (PMDB) ocupou o espaço cedido pela Líder de Partido Sílvia Baggio e anunciou os novos membros do diretório do PMDB de São Domingos para os próximos dois anos que são: Presidente Luciano Lunedo; Vice-Presidente Volnei Lammel; Segundo Vice-Presidente Alexandre Sachs. Gleicon salientou que o seu Partido conta com dois Vereadores e aproximadamente 350 filiados e há muito tempo trabalha pelo bem do Município. Por outro lado, ele mostrou-se preocupado com muitas lâmpadas queimadas na praça do Maratá, em frente à Igreja e pediu para o Líder de Governo veja da possibilidade destes reparos. Por fim, Gleicon recomendou que se faça um trabalho de qualidade de manutenção nas estradas do Maratá.

A Lìder de Partido Paula Andréia Baldissera (PSDB) comentou sobre a sua visita juntamente com o Vereador Chimello no Conjunto Habitacional – Cohab São Domingos, e mostrou-se preocupada com bastantes ruas danificadas naquele local, principalmente próximo à Garagem da Prefeitura por causa das obras feitas em virtude da execução do Saneamento. Paula salientou que há ruas intransitáveis por causa dos calçamentos que ficaram elevados naquelas vias impedindo que as pessoas entrem nas suas próprias casas há mais de 15 dias. Paula Baldissera cobrou uma atitude urgente da Secretaria de Transportes e Obras para ver da possibilidade de exigir da empresa responsável pelo saneamento para passar o rolo para nivelar aquelas pedras que estão mais elevadas.

A Líder Paula Baldissera cedeu o restante do seu espaço parlamentar ao Vereador Abílio Debortoli que delineou sobre a sua viagem a Florianópolis na sexta-feira passada para participar da convenção do PSDB. Conforme Abílio, esta foi uma das maiores convenções de partidos políticos de todo o Estado de Santa Catarina, com mais de dois mil convencionais e uma organização jamais vista.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Sílvia Rozani de Brito Baggio (PMDB) enfatizou a importância da campanha Novembro Azul para cuidar da saúde dos homens. Na oportunidade, a Vereadora lamentou que São Domingos não tem mais Cartório Eleitoral e agora conta apenas com um posto de atendimento. Por outro lado, Silvia Baggio questionou o Líder de Governo como será feita a devolução do dinheiro aos agricultores que não foram à Prefeitura até o dia 17 para receberem o valor que pagaram por uma iluminação que nunca existiu.

O Vereador Luiz Chimello (PSB) comentou sobre o cenário político nacional e lamentou que das 94 grandes obras feitas pelo Governo Federal a partir de 2010, 72 possuem irregularidades em superfaturamento, além de obras inacabadas. Ele salientou que o Brasil está sem planejamento e quem perde são os municípios. Chimello também comentou sobre as reivindicações feitas pelos agricultores que aguardam há muito tempo pelos serviços que são prestados pela Secretaria de Transportes e Obras com relação à abertura, manutenção e reforma de estradas no interior do Município. O Veredor registrou também a sua visita juntamente com a Vereadora Paula Baldissera na garagem da prefeitura na segunda-feira (13). Segundo ele, haviam alguns caminhões em reforma; mas, por outro lado, havia um trator de esteira e uma retroescavadeira novos e parados, além de outros caminhões.

A Vereadora Simone Valentini (PSB) mostrou-se satisfeita pela sua reivindicação ser atendida com relação aos banheiros da Praça Germano Griss que permanecem abertos nos períodos em que não há servidor para cuidar daquele local. No entanto, Simone mostrou indignação pelo brinquedos do parque infantil continuarem quebrados porque, segundo ela, de nada adianta o Governo Municipal promover uma festividade natalina aonde muitas crianças irão participar para brincar e interagir naquela área sem condições mínimas de segurança. A Vereadora contou que uma criança que brincava naquele local não se machucou mas as calças foram enroscadas nos parafusos dos brinquedos que estão expostos. Simone ressaltou que o parquinho conta com quatro gangorras mas apenas uma possui as duas tábuas. Os balanços também estão em condições precárias. Simone mostrou-e preocupada pelo aumento do número de acidentes das esquinas da cidade. Ela reivindicou mais policiais efetivos, bem como mais lombadas para amenizar este problema.

O Senhor Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Abílio Vlademir Debortoli, comentou a situação de uma pessoa da linha Santo Antônio que tem câncer de pele e há mais de sete meses aguarda um agendamento da Secretaria Municipal de Saúde para o seu tratamento. No entanto, segundo Abílio, a Lei nº 12.732/12 determina que o paciente com câncer tem o direito de ser submetido ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias contado a partir do diagnóstico e laudo patológico ou no prazo menor, conforme o caso. Abílio mostrou-se preocupado também pela falta de segurança no transporte escolar na região da linha Manfrói que é feito com uma Kombi com falta de freios e outros problemas.

A próxima Sessão Ordinária do Poder Legislativo de São Domingos será realizada na próxima terça-feira (21), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos.

Fiscalizar, cobrar ações do Poder Executivo, apontar soluções para a melhoria dos trabalhos em todos os setores públicos do Município e atender as reivindicações da população para poder representá-la da melhor forma possível é a rotina de trabalho da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos que seguem ainda mais intensos nos últimos seis meses.
 
Preocupados em fiscalizar todos os setores e locais públicos que pertencem ao Município, os Vereadores fizeram frequentes visitas às escolas, praças, clínica, postos de saúde, entre outras entidades e instituições.
 
Através destas fiscalizações, visitas e o contato direto com os munícipes, a Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, logo, descobriu que o Governo Municipal cobrou dos agricultores através da taxa da Cosip um serviço de iluminação elétrica que não foi realizado.
 
Foi pela ação dos Vereadores que o Poder Executivo reformou as paredes das dependências da Academia da Saúde que apresentavam rachaduras que estavam cada vez mais expostas.
 
Desde o início do ano, os Vereadores já se mostraram dispostos a defender a classe dos estudantes. As cobranças à Prefeita foram muitas até a chegada de dois cursos universitários a São Domingos. No entanto, esta luta vai continuar porque muitos estudantes cobram auxílio para o transporte.
 
O Cemitério da linha Lourenço estava em condições precárias de conservação, com túmulos abertos, tomado pelo mato e servia como depósito de lixo. Depois de tantas cobranças feitas pelos Vereadores, foi totalmente reformado pelo Governo Municipal.
 
Um problema sério que, há muitos anos, tem provocado risco á saúde pública, motivo de muitos debates e discussões nas sessões ordinárias, foi com relação à fossa da Cohab, que além de estar irregular, o local era tomado de insetos e o mau cheiro. Graças à Câmara de Vereadores, a Administração Municipal incluiu aquela região no programa de saneamento.
 
As reformas de pontes no interior do Município, assim como a pavimentação de ruas e passeios públicos no perímetro urbano também foi motivo de muitas cobranças dos Vereadores ao Executivo.
 
A defesa da causa animal para que o Poder Executivo tome providências cabíveis é outra preocupação do Poder Legislativo de São Domingos. Contudo, o Governo Municipal apresentou ao Ministério Público, depois de uma ação civil pública, um Projeto que visa fazer o controle populacional de cães e gatos no Município. Segundo a Vereadora Paula Baldissera (PSDB), que trabalha desde o início do ano em defesa desta causa, além desta ação, deveria haver vacinação gratuita para os animais da população mais carente.
 
Em outubro, o Vereador Gleicon Cardoso (PMDB), apresentou um Projeto de Lei - Origem Legislativo para que a Prefeita veja da possibilidade de dar desconto às empresas instaladas em São Domingos que tenham interesse de expor seus produtos em qualquer evento público no Município como, por exemplo, na Faic. Ele espera poder contar com o apoio de todos os demais Vereadores para a aprovação deste Projeto.
 
Depois, os Vereadores estiveram reunidos com os empresários de São Domingos para discutir um Projeto de Lei que trata da Política Nacional do Desenvolvimento Econômico do Município.
 
A Câmara de Vereadores de São Domingos aprovou, também em outubro, um projeto grande importância para o Corpo de Bombeiros que fará o encaroçamento do novo caminhão de combate a incêndios e o equipará adequadamente para prestar os atendimentos.
 
Mas, o Poder Legislativo quer mais. E, cobra constantemente à Prefeita o incentivo ao Comércio local e à abertura de fábricas e indústrias para gerar emprego e renda ao Município e à população.
 
Com seriedade, competência e responsabilidade, desde janeiro, os Vereadores de São Domingos já fizeram várias Indicações, Pedidos de Informação e Projetos enviados à Administração Municipal bem com outras instituições, além de participarem de cursos de capacitação em Florianópolis.
 
A Casa legislativa de São Domingos conta com a Câmara Jovem que, recentemente, foi à Capital do Estado para participar de Encontro Estadual de Vereadores Mirins e, no dia 27 de outubro, realizou a última sessão ordinária deste ano.
 
No site da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos www.camarasd.sc.gov.br estão dispostas todas as informações acerca desta Casa de Leis. Além do site, os ouvintes do nosso Programa de rádio
 
Legisladores em Ação apresentados aos sábados nas duas emissoras de rádio local e os leitores do Jornal do Povo também ficam por dentro de todos os trabalhos do Poder Legislativo de São Domingos.
 
As quatro sessões mensais ordinárias da Câmara Municipal são realizadas nas terças-feiras, às 19h, no plenário que, desde o início deste ano, passou a ser ocupado por muitos munícipes interessados em estar por dentro de todo o universo político no qual está envolvido o Poder Legislativo de São Domingos.
 
Quinta, 09 Novembro 2017 11:29

Sessão Ordinária do dia 07/11/2017

Poder Legislativo de São Domingos baixa dois Projetos de Lei para análise
 
A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos esteve reunida novamente na primeira Sessão Ordinária de novembro na terça-feira (07). Na reunião, que durou aproximadamente uma hora, foram baixados dois
 
Projetos de Lei para análise das Comissões.
 
Na Hora do Expediente, houve a leitura da Mensagem e do Projeto de Lei nº 019/2017, que altera o valor das obrigações de pequeno valor, acrescenta dispositivo na Lei Complementar nº 024/2009, e dá outras providências. Este Projeto de Lei foi baixado pelo Senhor Presidente, para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.
 
Depois, a Sessão seguiu com a leitura do Parecer Preliminar da Comissão de Finanças ao Projeto de Lei nº 018/2017, que estima receita e fixa a despesa do município de São Domingos para o exercício de 2018 e dá outras providências. O Projeto foi baixado novamente pelo Senhor Presidente para a Comissão de Finanças, Fiscalização para recebimento de emenda.
Vereadora Simoni Zarembski (PT) convoca os homens para o Novembro Azul - A Vereadora Simoni Zarembski (PT) assinalou a importância dos da Campanha Novembro Azul para a saúde dos homens. Ela conclama a todos para a programação que está em andamento no Município de São Domingos: “Durante este mês, nós teremos orientações e entrega de materiais informativos sobre o câncer de próstata com realização de procedimentos de enfermagem nos grupos do programa da Saúde Mental”. E mais: neste mês, há atendimento noturno aos homens no Hospital Santa Paulina e no Posto de Saúde do bairro Esperança, das 19h às 22h, com consultas médica e odontológica. No dia 14 de novembro, Simoni Zarembski convidou a todos para um espetáculo teatral sobre a prevenção do câncer a ser realizado no Centro de Eventos.
 
Vereador Vianei Meoti (PT) anuncia os preparativos para o Natal Luzes – Os trabalhos preparativos para o Natal Luzes que é desenvolvido pelos funcionários públicos do Governo Municipal de São Domingos com a colaboração de pessoas voluntárias já começaram. Segundo o Vereador Meoti, o trabalho envolve desde as crianças que fazem o recolhimento das garrafas pet nas escolas até os funcionários públicos que se reúnem após o expediente com as pessoas voluntárias para a confecção dos materiais. “De maneira geral, toda a sociedade está colaborando para que o Natal Luzes de São Domingos possa ter sempre mais alegria e a participação das pessoas”, enfatiza. Ainda segundo Meoti, este trabalho é muito importante porque o Natal Luzes de São Domingos encanta os munícipes e atrai muitos visitantes de outros municípios da região.
 
Vereador Milton Bertoldi (PT) enaltece os trabalhos das Secretarias de Obra e de Agricultura – O Vereador Milton Bertoldi (PT) tem acompanhado nos últimos dias o Planejamento dos trabalhos prestados pela Secretaria de Transportes e Obras e Serviços Públicos para as próximas duas semanas. Segundo Bertoldi, este planejamento aponta prioridades para a reforma e manutenção das três principais estradas no interior do Municipio que dão acessos aos distritos de Maratá e de Vila Milani e também na linha Santo Antònio, que apresentam maior circulação de veículos. O Vereador Bertoldi tem acompanhado também os trabalhos da Secretaria de Agricultura. Segundo ele, a Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAF) trará benefícios para a Agricultura Familiar do Município, com o objetivo auxiliar o desenvolvimento de atividades de distribuição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar e de apoio à comercialização direta da produção de alimentos nos mercados locais e regionais.
 
Vereadora Simone Valentini (PSB) cobra da Prefeita pavimentação de ruas do bairro Esperança – A Vereadora Simone Valentini (PSB) cobra da Prefeita pavimentação com asfalto ou mesmo calçamento nas estradas do bairro Esperança próximo à empresa Padrão Embalagens. Conforme a Vereadora, as estradas apresentam dificuldade de tráfego de veículos e pedestres, principalmente nos dias de chuva. Esta foi uma Indicação Conjunta feita com a Vereadora Paula Baldissera (PSDB) na semana passada. Simone Valentini defende que estas pessoas deste bairro precisam de mais atenção do Governo Municipal porque a dificuldade de deslocamento está cada vez maior. “Esperamos que a Prefeita atenda logo a nossa indicação e encontre logo uma solução para melhorar a trafegabilidade nestas ruas”, ressaltou.
 
Presidente do Legislativo cobra da Prefeita que as promessas de campanha sejam cumpridas – O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB), mostrou indignação pelas promessas de campanha feitas pela Prefeita ainda não terem sido cumpridas por ela. Segundo Abílio, a população de São Domingos o procura diariamente para denunciar promessas de campanha que ainda não foram atendidas. Abílio visitou várias famílias dos bairros de São Domingos durante a semana. Ele enfatizou que as principais promessas da Prefeita que estão sendo cobradas pela população são as reformas de casas, coberturas, áreas, banheiros. “Tudo o que se promete precisa ser cumprido porque as pessoas estão indignadas aguardando para serem atendidas”, ressalta.    
 
A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores será na próxima terça-feira (14), no Plenário da Casa Legislativa de São Domingos, às 19h, aberta, como sempre, a toda população, com transmissão online.
Acompanhe todos os trabalhos do Poder Legislativo de São Domingos no site www.camarasd.sc.gov.br e, aos sábados, no programa Legisladores em Ação, apresentado nas duas emissoras de rádio local.
Sexta, 03 Novembro 2017 11:35

Sessão Ordinária do dia 31/10/2017

Poder Legislativo de São Domingos esteve reunido na última Sessão Ordinária de outubro
O Poder Legislativo de São Domingos esteve reunido no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores ocupado por um número considerado de munícipes, na noite de terça-feira (31).
Na Hora do Expediente, houve a leitura da Mensagem e do Projeto de Lei nº 018/2017, que estima a receita e fixa a despesa do Município de São Domingos para o exercício de 2018 e dá outras providências. O Projeto foi baixado para análise da Comissão de Finanças e Orçamentos para parecer preliminar em 10 dias.
Na Ordem do Dia, a discussão e votação do Projeto de Lei nº 016/2017 que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de 2017 e dá outras providências. O Projeto foi aprovado por unanimidade.
Na sequência, houve a discussão e votação da Indicação Conjunta nº 01/2017 das Vereadoras Paula Andréia Baldissera (PSDB) e Simone Valentini (PSB) para que a Administração Municipal veja da possibilidade de proceder a pavimentação asfáltica ou pedras irregulares com a construção de galeria de água pluvial nas ruas Ignes Aiolfi, Barão do Rio Branco, Argentina e Paraguai, situadas no loteamento popular do bairro Esperança.  A Indicação também foi aprovada por unanimidade.
Nas Comunicações Parlamentares, o Líder de Partido Milton Bertoldi (PT), parabenizou a Rádio Clube pelo aniversário de 33 anos e a enalteceu pela sua audiência muito maior que a televisão.
A Líder Sílvia de Britto Baggio (PMDB) comentou sobre o relevante trabalho prestado pelos servidores públicos que comemoraram o seu dia no sábado passado. Ela comentou sobre o comprometimento e a responsabilidade dos servidores Inelso Marmentini, o Edson Rosalem e a enfermeira Giovana que fizeram mais de três mil quilômetros para irem buscar a adolescente Alessandra Zarembski. Desejou que os servidores continuem desenvolvendo este importante trabalho ao povo sãodominguense. A Vereadora Sílvia também parabenizou a Rádio Clube pela passagem dos 33 anos.
O Líder de Governo Vianei Ferrarini Meoti (PT), assim como na última sessão, parabenizou novamente o servidor público e o enalteceu pela importância do trabalho prestado ao Município. Ele parabenizou a equipe do tênis de mesa que no final de semana passado trouxe 10 medalhas para o Município de São Domingos. O Vereador Vianei Meoti também parabenizou a Rádio Clube pelo 33º aniversário e valorizou o relevante trabalho prestado pela emissora à comunidade com informação e prestação de serviços.
No Uso da Tribuna, a Vereadora Simone Valentini lamentou pela baderna feita por algumas pessoas que assistiram à Sessão Ordinária da semana passada. Ela comentou da sua visita às pessoas que tiveram o coberto das suas casas atingido pela ação das chuvas e dos granizos e posteriormente fez outra visita para fiscalizar se estas pessoas foram atendidas adequadamente pela Defesa Civil. Solicitou algumas obras da Prefeita. Simone lamentou pelo fato de alguns funcionários públicos mentir e distorcer informações sobre a denúncia dos seis Vereadores ao Ministério Público a respeito do transporte pago com o dinheiro da Assistência Social a pessoas que se deslocaram a outro município para participarem de ato político enquanto outras entidades não recebem auxílios. Simone Valentini também parabenizou a Rádio Clube pela passagem dos 33 anos. Novamente cobrou obras da Prefeita com relação a várias indicações que nunca foram atendidas, bem como ações para beneficiar o esportes e a terceira idade.
A Vereadora Simoni Zarembski (PT) comentou sobre a Nota de Esclarecimento da Mesa Diretora publicada no Jornal do Povo e lamentou por ser segunda secretária não ter sido chamada para participar desta Nota. Ela exigiu ao Senhor Presidente uma retratação para ser publicada nos meios de comunicação e rede social e publiquem o nome dos Vereadores que fizeram esta denúncia, sob ameaça de denúncia ao Ministério Público. A Vereadora Simoni repudiou a palavra facção usada pelo Senhor Presidente e pela atitude por ele tomada na última sessão. Simoni enfatizou a sua presença em seminário em Ipuaçu no dia 27 pelo fim da violência doméstica contra a mulher. Ela convidou a todos para o seminário que será realizado em São Domingos para discutir a igualdade do homem e da mulher.
O Vereador Vianei Meoti criticou severamente o Senhor Presidente por permitir desordens e pela dificuldade de conduzir as sessões. Lamentou pela denúncia feita pelos seis Vereadores ao Ministério Público. O Vereador Vianei Meoti disse não aceitar que atitudes como estas continuem e que todos sejam tratados de maneira igualitária sem prejudicar alguém pelo preconceito e diferenças de tratamento entre classes. Para Meoti, querem prejudicar a Prefeita e o Partido dos Trabalhadores. Cobrou do Senhor Presidente ações para manter a ordem, o respeito e trabalhar para todos sem prejudicar ninguém e valorizar os mais humildes e não fazer denúncias para tirar direitos.
Por outro lado, o Vereador Luiz Chimello (PSB), dentre suas discussões e reivindicações, mostrou indignação pelas estradas esburacadas e as discriminações da Prefeita à população de São Dmingos feitas na reforma de estradas e serviços prestados a agricultores, bem como aos empresários que ainda não tiveram as reivindicações atendidas. Também mostrou-se indignado com a situação de alguns funcionários públicos mentir para os idosos do Município. O Vereador Luiz Chimello também tem cobrado várias ações da Prefeita em vários setores públicos do Município.
A Vereadora Sílvia Baggio lamentou pelo tumulto que ocorreu na última sessão. Segundo ela, isto foi provocado por pessoas convidadas pelos Vereadores do PT e por funcionários públicos comissionados, ou seja, cargo de confiança da Prefeita que ela os acusou de terem usado telefones e carros públicos para convidar as pessoas mentindo que iriam aprovar ou não o uso do ônibus pelos idosos. A Vereadora Sílvia recordou o momento em que começou a mostrar o que realmente havia acontecido, Secretários, Secretárias, Diretores de Secretarias, Diretor de Escola e alguns diretores comissionados começaram a gritar, a faltar com respeito não somente como os Vereadores, mas também com os idosos e muitas outras pessoas que estavam lá e não sabiam o que estava acontecendo. Sílvia mostrou a sua indignação pela Prefeita usar R$ 980,00 para pagar o transporte para um grupo de pessoas ir a Chapecó, enquanto esse dinheiro poderia ser usado em benefício aos idosos. A Vereadora disse ainda que todas as Igrejas tem direito ao transporte e não apenas uma, como aconteceu.
O Vereador Milton Bertoldi se solidarizou com a família Norberto da Luz, do Distrito de Maratá pelo falecimento de Pedro Norberto da Luz. Ele também comentou que assim como as Vereadoras que visitaram as famílias, visitou as famílias atingidas com a ação do vendaval e do granizo no interior do Município. O Vereador Bertoldi comentou da complexidade e da responsabilidade dos trabalhos prestados pela Secretaria Municipal de Saúde que, assim como as demais secretarias, atravessa por um período de dificuldades por falta de recursos. Milton Bertoldi falou ainda que já foi liberado transporte pelo Governo Municipal a varias outras igrejas, tanto evangélicas quanto católica. Por fim, enalteceu e parabenizou o Vice-Prefeito pelos trabalhos prestado junto ao Governo Municipal também na condição de Secretário Municipal de Transportes e Obras e Serviços Públicos.
A Vereadora Paula Andréia Baldissera lamentou pelo tumulto que aconteceu na Sessão Ordinária da semana passada na Câmara de Vereadores. A Legisladora explicou que foi feito apenas um comunicado ao Ministério Público sobre denúncias que chegaram até os vereadores. Conforme ela, em momento nenhum os Vereadores impediram que fosse fornecido o transporte a qualquer entidade porque os Vereadores não tem o poder de proibir, somente de fiscalizar e quem vai dizer se o transporte foi feito de forma legal ou não vai ser o Ministério Público. Paula Baldissera parabenizou os funcionários públicos pela passagem do dia a eles dedicado que ocorreu no dia 28 de outubro, mas cobrou da Prefeita mais valorização dos servidores e tratar a todos sem distinções. Por fim, a Vereadora cobrou vários serviços de manutenção de estradas de acesso no Municipio.
O Vereador Gleicon Cardoso também lamentou pelo tumulto provocado por alguns militantes partidários e alguns funcionários da Prefeita, conforme foi observado nas câmeras de videomonitoramento. Lamentou por alguns funcionários utilizarem o horário de trabalho para ir visitar idosos e inventar conversas sobre a denúncia feita ao Ministério Público. O Vereador Gleicon afirmou que os Vereadores nunca foram contra os idosos e a Efapa. Ele enfatizou que já foi até aprovada a concessão de um veículo van para a Efapa e foi aprovado também o valor de R$ 50 mil para o Independente. Gleicon Cardoso também mostrou-se indignado com a Prefeita tirar o dinheiro das pessoas mais necessitadas na Assistência Social para pagar o transporte a algumas pessoas fazer protesto em Chapecó. Ele avisou que se isto acontecer de novo, ele assinará nova denúncia e assumirá pelos seus atos.
 
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli, pediu desculpas pelo Poder Legislativo de São Domingos e por suas atitudes tomadas na última Sessão, a toda a população de São Domingos, por tudo o que aconteceu, mas enfatizou que quem fez todo esse o tumulto o povo sabe quem foi. Abílio afirmou que os Vereadores estão trabalhando para lutarem juntos e não vão parar de lutar por São Domingos porque, conforme ele explicou, esse período passa. Depois, o Presidente Abílio, encerrou a Sessão marcou a próxima reunião para a próxima terça-feira (07), às 19h, no Plenário da Casa Legislativa Municipal. 
Segunda, 30 Outubro 2017 15:52

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores vem a público esclarecer que em nenhum momento os Vereadores se posicionaram contrário ao auxílio de transporte ou de qualquer outro direito aos idosos, a EFAPA ou qualquer outra entidade do município.
 
Esclarece também que todos os atuais Vereadores, sem qualquer exceção, sempre se posicionaram favoráveis a ajudar todas as entidades do município, seja votando os projetos de lei encaminhados pela Prefeita, seja fazendo indicações na própria Câmara.
 
Que até a presente data todos os Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo foram aprovados pelos Vereadores.
 
Em relação aos idosos, a Câmara de Vereadores, sempre que discute o assunto, jamais se posicionou contrário e são conhecedores, inclusive, que é dever da União, do Estado, do Município e da sociedade, amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar.
 
Os nossos idosos são exemplos de vida, são pessoas que já passaram por uma infinidade de experiências e que merecem a atenção de todos os governantes.
 
Chegar a terceira idade é motivo de grande orgulho para todos, é um sonho ter um envelhecimento com qualidade de vida.
 
Felizes as pessoas que chegam até a terceira idade, razão pela qual jamais vão ficarão ou se posicionarão contra estes belos exemplos de vida.
 
Quanto a EFAPA, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores também esclarece que jamais os Vereadores se posicionaram contrário, inclusive por várias vezes os Vereadores fizeram uso da Tribuna reivindicando mais atenção e auxílio à entidade.
 
Os Vereadores jamais vão deixar de apoiar o esporte principalmente os responsáveis por realizar um trabalhar exemplar e que merece o reconhecimento e os aplausos de todos como é o caso da EFAPA.
 
Ainda em relação ao esporte, os atuais Vereadores já aprovaram vários auxílios seja em favor do Independente e da própria EFAPA quando da aprovação da doação de um veículo, razão pela qual esclarece que se apoiam o esporte amador, então jamais deixarão de apoiar a construção da base, ainda mais, sabendo da sua importância para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens.
 
Portanto, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores deixa claro de que os Vereadores não são contrários ao fornecimento do transporte e nem de qualquer outro auxílio aos idosos, EFAPA, ou qualquer outra entidade, sendo assim, caso a Administração Municipal não o fizer é por decisão exclusiva dela e não por culpa dos Vereadores.
 
Também é oportuno deixar claro de que não houve nenhuma denúncia por parte dos Vereadores no sentido de impedir o transporte aos idosos, EFAPA ou qualquer outra entidade.
 
Aqui se faz necessário informar que alguns Vereadores receberam denúncia por parte de algumas pessoas da comunidade que a Prefeita Municipal estaria pagando, com recursos públicos, viagens para algumas pessoas participar de evento político em outros municípios. Estes mesmos Vereadores também receberam denúncias de que a Prefeita Municipal também estaria beneficiando determinada Igreja e que as demais igrejas do nosso município não estavam tendo o mesmo tratamento.
 
Assim, diante desta denúncia realizada por algumas pessoas do nosso município, os Vereadores investigaram e apuraram que realmente a Prefeita teria pago com dinheiro público do nosso município, o transporte de um grupo de pessoas para estes se deslocar até a cidade de Chapecó para participar de um evento político, bem como apuraram de que realmente a Prefeita estaria beneficiando uma Igreja e que este mesmo tratamento não era dado as demais igrejas.
 
Com a confirmação da denúncia realizada pela comunidade, alguns Vereadores apenas comunicaram referidos fatos ao Ministério Público para que este verificasse a legalidade do pagamento para este grupo de pessoas partidárias e também o auxílio exclusivo para a referida Igreja. Portanto, em nenhum momento foi falado em transporte para os idosos ou EFAPA.
 
A Mesa Diretora deixa claro que qualquer denúncia que seja realizada por parte da nossa comunidade é dever dos Vereadores investigar e dar prosseguimento se for o caso, e assim será sem qualquer excessão, será investigado e posteriormente dado conhecimento as pessoas, órgãos ou autoridades responsáveis pelo andamento dos fatos.
 
Também fica claro que os Vereadores, principalmente a Mesa Diretora não concordam e jamais vão admitir que a Prefeita Municipal pague ou patrocine eventos políticos, partidários, com dinheiro público.
 
O dinheiro público deve ser utilizado em benefício da comunidade, em benefício de todos, mas principalmente das pessoas mais carentes. Se a Prefeita usar o dinheiro público para eventos políticos certamente faltará para atender as necessidades do nosso município.
 
A Prefeita Municipal tem que representar o município num todo, tem que trabalhar em prol da nossa comunidade e não apenas em prol do seu Partido Político. Ninguém está impedindo que se faça política, mas que a política seja feita com recursos próprios, particulares e não com o dinheiro público que cada um dos nossos munícipes pagam.
 
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores ainda esclarece que em relação a última Sessão Ordinária realizada no dia 24 de outubro se sensibiliza e pede desculpas a todas as pessoas presentes ao evento para ouvir o pronunciamento dos Vereadores, contudo, por tumulto provocado por alguns servidores públicos municipais e simpatizantes da atual Prefeita, a Sessão teve que ser encerrada.
 
Reforce que as pessoas que causaram o tumulto na Sessão impedindo o prosseguimento da reunião foram alguns familiares da atual Prefeita, Secretários Municipais, diretores e alguns servidores que exercem cargos de confiança, sendo que o Grupo da Terceira Idade, Efapa e demais pessoas da comunidade que estavam presentes mantiveram um comportamento exemplar e digno da importância das suas respectivas funções dentro das entidades e da comunidade.
 
É lamentável que a Prefeita Municipal e os Secretários Municipais estejam usando as pessoas de bem da nossa comunidade para tentar jogar um contra o outro, comunidade contra Vereadores, Vereadores contra comunidade. Não é justo e leal com as pessoas de bem que a Prefeita, Secretários e partidários convidem a comunidade para assistir uma Sessão na Câmara de Vereadores inventando que terá uma votação e na hora seja promovido atos de desordem com o objetivo de denegrir a imagem dos Vereadores.
 
A Mesa Diretora lamenta a atitude da família da Prefeita, Secretários, diretores e ainda de alguns servidores comissionados, que durante a última Sessão Ordinária tumultuou o evento e ao mesmo tempo se solidariza com as pessoas que foram usadas pela atual Administração Municipal que na oportunidade não tiveram nenhuma reação e não entenderam o que estava acontecendo.
 
A Mesa Diretora faz questão que todos participem e assistam as Sessões, no entanto, jamais aceitará que manifestantes partidários promovam a desordem pública e impeçam os trabalhos dos Vereadores, razão pela qual está sendo analisada as imagens das câmeras internas e identificando as pessoas que causaram o tumulto, sendo que após a identificação de todos será tomado as devidas providências.
 
Sensibilizadas com as famílias que tiveram as suas casas e instalações rurais danificadas pelos ventos, granizo e chuvas fortes das últimas semanas, as Vereadoras Paula Baldissera (PSDB) e Simone Valentini (PSB) visitaram as comunidades dos Distritos de Maratá e Vila Milani e presenciaram os estragos ocasionados pela ação do tempo.
 
No Maratá, a chuva de granizo provocou sérios prejuízos. Já, na região da Vila Milani, os ventos fortes destruiu vários cobertos.
 
Segundo as vereadoras, o ginásio de esportes, que há mais de seis meses é motivo de cobrança da Câmara à Prefeita por uma reforma, está ainda mais danificado.
Página 1 de 10