História do Munícipio

Caracteristicas Gerais
Data de Instalação: 07 de abril de 1963.
Lei de Criação: 864 de 14 de dezembro de 1962.
Desmembrado do município de: Xaxim.
Aniversário do município: 07 de abril.
Cores da Bandeira: Verde, Branca e Amarela.
Microrregião: Associação dos Municípios do Alto Irani - AMAI.
Área Territorial: 383,652 km².

Altitude: 635 metros acima do nível do mar.

Latitude: -26.55º.
Longitude: -52.53º.

Clima: Mesotérmico úmido, com verões quentes e inversos frios, com uma temperatura medial anual de 18ºC.

Relevo: Superfícies planas onduladas e montanhosas, de formação basáltica. O solo possui alta fertilidade, alto teor de argila situado em revelo forte ondulado e montanhoso.

Bacia Hidrográfica: Rio Chapecó, tendo como principais afluentes os rios Bonito, Saudades, Martins, Emigra e Lajeado Jacutinga.

Vegetação: Mata nativa composta por pinheiro, cedro, canela, angico, louro, mamica de cadela, etc. E tendo o reflorestamento composto por eucaliptos e pinus.

A Câmara

Inicia-se a história de São Domingos pelos meados de 1906, quando Balduino Scheffer vindo do Rio Grande do Sul, aqui se instalou como primeiro desbravador.

Mais tarde, a família Diogo Ribeiro seguiu o exemplo, e aqui se instalou.

Com o passar dos anos, em 1937, era criado a Distrito de Diogo Ribeiro, pertencendo ao município de Chapecó.

Em 1942, o distrito mudou de nome passando a se chamar São Domingos, em homenagem a Fazenda São Domingos, que funcionava como sede da localidade.

Em 1946, o distrito passou a pertencer ao Território Federal do Iguaçu.

Em 1953, com a criação do município de Xaxim, São Domingos, passou a integrá-lo como Distrito.

Em 1962, através de Lei Estadual N.º 864, São Domingos foi elevado à categoria de Município, com sua instalação oficial no dia 07 de abril de 1963 na região Oeste de Santa Catarina.

O então Governador Celso Ramos nomeou para o cargo de Prefeito o Senhor Germano Griss.

Em 15 de novembro de 1963, através do voto, aconteceu a 1ª eleição.

Adicionar comentário

Código de segurança