Sexta, 19 Julho 2019 17:36

Legislativo de São Domingos esteve reunido para a Terceira Sessão Ordinária do mês

Na ordem do dia houve a discussão e votação do 2º turno do Projeto de Lei Complementar nº 001/2019, que autoriza o município de São Domingos a efetuar a concessão a título precário, à empresas sediadas neste município, de terrenos localizados na área industrial deste município e dá outras providências, em votação, por processo nominal, foi aprovado por unanimidade. Também houve a leitura da Indicação nº 004/2019, da vereadora Simone Valentini, para que o Poder Executivo viabilize junto com a Celesc a instalação de iluminação pública na Rua Ademar de Barros, nº 10, em frente a residência do Sr. Ivo Aquiles Cavichioli, em votação, foi aprovada por todos os vereadores.

Nas comunicações parlamentares, o vereador Vianei iniciou falando sobre os trabalhos que estão sendo realizados pelas secretárias municipais, funcionários e colaboradores, e dentre tantos assuntos, destacou as melhorias nas estradas que estão sendo feitas pela secretária de obras, agradecendo os munícipes que estão doando o cascalho para este fim. Falou sobre o contrato que foi rescindido com a empresa que estava fazendo as pinturas nas vias públicas, em razão de a mesma não possuir condições para continuar com os trabalhos. No mais, discorreu sobre a contratação de dois novos médicos para o município, afirmando que será dado o início aos atendimentos nos postos de saúde do interior.

Já o vereador Gleicon solicitou ao secretário de obras que realizasse melhorias e cascalhamento na propriedade da Sra. Gelsi Ottoni, pois encontrasse em péssimas condições.

Na Tribuna, o uso foi concedido primeiramente ao vereador Milton que retornou a cobrar suas indicações, como as pinturas nas ruas e o abrigo na Linha Figura. Falou sobre a contratação dos novos médicos, dizendo que sabia que o município possuía condições para contratá-los com recursos próprios. Cobrou do secretário da agricultura a contratação de um novo médico veterinário, pois o município ainda se encontra sem este profissional. No mais, discorreu sobre a situação das máquinas agrícolas do município que encontram-se em péssimas condições.

Na sequência, a vereadora Paula falou sobre a prestação de contas da Prefeita que foram aprovadas na sessão passada, relatando sua preocupação com o município, uma vez que segundo dados técnicos do Tribunal de Contas foi gasto, em 2017, o percentual de 25% com educação, 15% com saúde, 49,79% com folha de pagamento dos servidores e 8,8% de financiamentos/dívidas do município, sendo que o total do orçamento destes gastos totalizou 98,59%, sobrando 1,41% para ser utilizado nas demais secretarias e que isto significa em torno de R$ 350.000,00. Paula solicitou ajuda financeira à APA e também lembrou do Termo de Ajustamento de Conduta que a Prefeita assinou junto ao Ministério Público no qual se responsabilizou a trazer por mais uma vez neste ano a carreta de castração. A Vereadora também pediu ao líder de governo que traga informações sobre o motivo da mudança do registro de ponto dos serventes de pedreiro. Também solicitou que a Senhora Prefeita invista na infraestrutura do Bairro onde está sendo construídas as dez novas casas habitacionais e lembrou que este Bairro está abandonado há anos pela administração e que só é lembrado no ano de eleição e que essas pessoas merecem respeito.

Luiz Chimello, por fim, solicitou ao secretário de obras melhorias nos bueiros e nas estradas das propriedades do Sr. Valdo Peruzzo e do Sr. Adão Aquino, bem como pediu melhorias em algumas propriedades na Linha Cascata.

A próxima sessão está marcada para terça-feira, dia 30, às 19h.