Sexta, 09 Agosto 2019 10:15

Legislativo de São Domingos esteve reunido para a Primeira Sessão Ordinária do mês

Na ordem do dia houve a discussão e votação do Projeto de Lei nº 020/2019, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de 2019 e dá outras providências. Houve a discussão e votação do Projeto de Emenda à Resolução nº 001/2019, que dispõe sobre a adição do inciso I, ao art. 23 da Resolução nº 001/2015 que autoriza a ajuda de custo à Câmara Jovem e dá outras providências. Ambos os Projetos foram aprovados por todos os vereadores. Também houve a leitura da Indicação nº 005/2019, da vereadora Silvia, sendo aprovada por todos os vereadores.

Nas comunicações parlamentares, o vereador Milton falou de dois Projetos que foram aprovados nas últimas Sessões e que totalizam a quantia de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) de suplementação orçamentária para que o governo municipal possa estar fazendo suas políticas públicas. Parabenizou o secretário de obras e serviços por estar sempre presente nas sessões, pois, assim, sabe dos problemas que estão ocorrendo no município e que os vereadores vem cobrando na Casa de Leis.

A vereadora Silvia falou sobre o fechamento do Cartório Eleitoral no município, discorrendo sobre as dificuldades que a população encontrará para deslocar-se até o município de São Lourenço do Oeste para tratar de assuntos eleitorais, bem como falou sobre a situação que se encontra São Domingos, com empresas fechando e falta de emprego, afirmando que o município precisa começar a crescer e não a regredir. Parabenizou todos os pais sãodominguenses pelo seu dia.

A vereadora Paula relatou que foi procurada pelos farmacêuticos e proprietários de farmácias de São Domingos os quais pretendem que seja regularizado os plantões das farmácias, sendo que por este motivo acabou então solicitando ao líder de governo para que interceda junto a Prefeita Municipal. Argumentou ainda que existe lei prevendo a regulamentação, mas que cabe ao Executivo regulamentar as escalas dos plantões. A vereadora também falou sobre os Projetos de suplementação orçamentária aprovados, registrando que os vereadores estão sendo parceiros da Administração, portanto, espera que quando os vereadores solicitarem serviços ao povo seus pedidos sejam atendidos.

O vereador Vianei falou sobre os projetos e pediu para que os funcionários cuidem das máquinas que são adquiridas pela Prefeitura para que o dinheiro gasto seja bem investido e possa ser prestado um serviço de qualidade aos munícipes. Em relação ao Cartório Eleitoral, diz que é de responsabilidade do Estado o fechamento e não dos municípios, uma vez que vários Cartórios em municípios com menos de 20 mil habitantes foram fechados. No mais, referiu-se as falas da vereadora Silvia na sessão passada, pedindo para que fale o nome da assistente social que está atendendo mal a população, justificando que possuem três assistentes sociais no município, pedindo também para que fale os nomes das pessoas que foram atendidas para que possa solucionar-se o problema em questão.

Na Tribuna, o uso foi concedido a vereadora Simoni Zarembski que falou do dia mundial da saúde, parabenizando a Corporação do Corpo de Bombeiros de São Domingos que esteve presente na Sessão. Afirmou que no final do mês de agosto estará em São Domingos o caminhão de castração animal e convidou a população para participar do controle populacional dos animais. No mais, disse à vereadora Silvia que fale na Tribuna quem é a assistente social que está atendendo mal os munícipes. Por fim, parabenizou os pais sãodominguenses pelo Dia dos Pais.

Luiz Chimello relembrou que o posto de saúde no Bairro Cohab ainda não está aberto ao público. Pediu ao secretário de obras que veja da possibilidade de aumentar o tamanho das caixas de água no Distrito do Maratá e que fosse colocado uma bomba automática em razão da falta de água que vem ocorrendo na comunidade. Agradeceu a presença da Corporação do Corpo de Bombeiros de São Domingos que estavam presente na Sessão e parabenizou todos os pais pelo seu dia.

A próxima sessão está marcada para terça-feira, dia 13, às 19h.