Terça, 05 Novembro 2019 10:09

Legislativo reuniu-se nessa terça-feira, dia 29, para a Quarta Sessão Ordinária do mês

Iniciada a sessão, nas comunicações parlamentares, a vereadora Simone Valentini solicitou ao Presidente da Câmara que encaminhe uma Moção de Pesar as famílias Goes e Eckert, pela perda da Sra. Mariza Aparecida Eckert Goes, e a família Stibuski, pela perda do Sr. Rudinei Stibuski, deixando as suas condolências e sentimentos as famílias. Ainda, informou que estará pedindo informações a secretaria responsável pela Prainha Camping de São Domingos a fim de verificar o porque ela encontra-se fechada e a população não consegue acessá-la em época de temporada.

A vereadora Silvia Baggio, por sua vez, agradeceu a presença do vereador Alexandre Sachs na Casa Legislativa nestes 30 (trinta) dias, desejando sucessos a ele. No mais, discorreu sobre a convenção municipal do MDB que foi realizada no dia 19 de outubro, informando que foi mantido o diretório do partido, sendo o Presidente o Sr. Luciano Lunedo e o Vice-presidente o Sr. Volnei Lammel.

A vereadora Paula Baldissera concordou com as falas da vereadora Simone, discorrendo que a população vem reclamando também da forma como é o atendimento na Prainha Camping, dando a sugestão a Prefeita que veja uma nova forma de gestão daquela Prainha para que a população sãodominguense possa usufruí-la da melhor forma. Parabenizou os servidores públicos pelo seu dia, falando sobre a importância dos mesmos e sobre os direitos que conquistaram durante esta legislatura, informando que continuará trabalhando para garantir mais direitos aos funcionários públicos.

Já na Tribuna, o uso foi concedido primeiramente ao vereador Alexandre Sachs que falou sobre a sua atuação nestes 30 dias que esteve substituindo o vereador Gleicon, relatando que colaborou com a aprovação de vários projetos com os demais vereadores da Casa e que beneficiarão a população e o município de São Domingos. Agradeceu aos membros do Partido do MDB pela oportunidade de estar atuando e agradeceu também a todas as pessoas que estiveram lhe procurando a fim de conseguir melhorias para a população.

Após, a vereadora Simoni Zarambski solidarizou-se com as famílias Goes e Eckert, a família Stibuski e a família Walendorff pelas perdas que tiveram. Esteve falando também dos domingos no Parque que são realizados pelos Grimpeiros, comentando que o Poder Executivo está sempre disponibilizando um ônibus para poder levar os sãodomingueses até o Parque das Araucárias. Por fim, falou sobre a entrega da van aos alunos que deslocam-se até Palmas/PR e da entrega dos equipamentos agrícolas aos agricultores do município.

O vereador Milton Bertoldi agradeceu a passagem do vereador Alexandre Sachs nesta Casa Legislativa. Falou que os membros do Partido dos Trabalhadores estiveram reunidos na cidade de Joinville, nos dias 19 e 20, para o 7º Congresso Estadual do PT e eleição do diretório estadual, sendo eleito como Presidente Décio Lima. Ademais, parabenizou a Cooperativa Alfa pelos seus 52 anos de fundação, a qual vem investindo cada vez mais no município de São Domingos. Por fim, falou sobre suas solicitações ao secretário de transportes e obras e que ainda não foram realizadas, sendo uma delas a falta de manutenção da estrada que liga a propriedade do Sr. Amarildo Rovani, uma vez que ele já precisou jogar um tanque de leite fora e, neste último final de semana, precisou puxar o caminhão de leite com um trator para chegar até a sua propriedade. No mais, falou sobre os fornecimentos das DAPs aos agricultores que são realizadas pelo Sindicato de Agricultura Familiar e que falará com o secretário da agricultura para que veja a possibilidade de estar fornecendo estas DAPs a todos os agricultores.

Já o vereador Abílio Debortoli falou sobre a viagem que esteve fazendo com o vereador Luiz em Florianópolis, onde tiveram a oportunidade de estar no gabinete da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade-SIE com o intuito de pedir informações, através do Ofício nº 0025/2019, quanto a Rodovia SC-156 que liga o município de São Domingos ao Distrito da Vila Milani (fronteira com o Estado do Paraná). Abílio afirma que a Rodovia não está estadualizada, apenas projetada e que depois de projetada a Rodovia, o Estado pode contribuir com a manutenção da estrada. Ademais, falou que será enviada uma resposta a esta Casa Legislativa sobre a atual situação da Rodovia. No mais, disse que estiveram também na Secretaria da Agricultura levando um ofício a respeito das DAPs, objetivando que sejam colocadas mais entidades no município a fim de ajudar a todos os agricultores sãodominguenses. Falou sobre a indicação da vereadora Silvia e disse que buscará junto a Secretaria da Saúde do Estado informações quanto o fechamento do hospital no município.

Por fim, Luiz Chimello falou de algumas reivindicações para melhorias no município que esteve fazendo com o vereador Abílio nas Secretarias do Estado, em Florianópolis. Parabenizou a Cooperativa Alfa pelos seus 52 anos de fundação e comentou que esta estará investindo aproximadamente 6 milhões de reais em São Domingos, sugerindo ao Poder Executivo que esteja retribuindo este investimento.

A próxima sessão que está marcada para terça-feira, dia 05, às 19h.