Quinta, 11 Julho 2019 13:08

Câmara de Vereadores aprova o Projeto de Prestação de Contas da Prefeita de São Domingos

Na ordem do dia houve a discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2019, de autoria da Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização, que aprova as contas da Prefeita de São Domingos exercício 2017, sendo realizada a leitura do relatório/parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização. Houve a discussão e votação do Projeto de Lei nº 007/2019, que dispõe sobre abertura de Crédito Adicional Suplementar no orçamento de 2019 e dá outras providências. Houve a leitura do Pedido de Informação nº 002/2019, do vereador Abílio, para que a Administração Municipal preste informações em relação ao Contrato firmado entre o Município e a CASAN referente a concessão do sistema de água e esgoto. E, por fim, houve a leitura e discussão da Indicação nº 004/2019, da vereadora Silvia, para que a Administração Municipal junto com a Secretaria de Transporte, Obras e Serviços veja da possibilidade de construir um bueiro no acesso à Linha Marmentini. Ambos os Projetos, pedido de informação e indicação foram aprovados por todos os vereadores.

Nas comunicações parlamentares, a vereadora Silvia falou sobre a situação que encontra-se a empresa Jhordano, registrando que a gestora pública cobrou o valor de 100.000,00 (cem mil reais) para que o empresário Leandro Lunkes adquira o terreno que foi-lhe cedido na área industrial da cidade, pedindo ao líder de governo que na próxima sessão traga a esta Casa informações a respeito disso, justificando que há mais de 40 trabalhadores naquela empresa e que até o momento o empresário não foi mais procurado pela Sra. Prefeita. Também solicitou ao líder de governo que verifique a situação que se encontra os computadores da biblioteca pública municipal, no Centro de Eventos, uma vez que estão desativados, questionando o porquê as pessoas não possuem acesso a eles.

Na Tribuna, o uso foi concedido primeiramente à vereadora Simoni Zarembski, que falou sobre a valorização e avaliação realizada pelo Ministério da Saúde, a nível Regional, destacando que o Município de São Domingos está entre os melhores do estado, parabenizando a equipe de saúde e comentou sobre as falas do vereador Milton na última sessão, pedindo desculpas novamente a população e aos seus eleitores pelo áudio que compartilhou, dizendo que continuará no Partido que está filiada e que sempre o defenderá.

Na sequência, o vereador Vianei falou sobre a aprovação de contas da Prefeita que foi votado na sessão, explicando os gastos da gestora pública. Pediu desculpas pelo o que já foi dito nas sessões, principalmente pelas falas do vereador Milton, e também por sua fala, relatando que a servidora pública Juliana Cardoso, assessora de imprensa, foi contratada no governo anterior, no ano de 2015, e que atualmente esta no mesmo cargo e recebendo o mesmo salário. Também discorreu sobre as duras críticas que o vereador Milton vem fazendo aos servidores públicos nas sessões. Mencionou algumas nomeações no Comitê de Ética do Partido do PT a fim de penalizar a Vereadora Simoni pelos seus atos. E, por fim, falou sobre o papel do vereador no município.

O vereador Milton iniciou falando sobre suas cobranças para melhorias no município, bem como discorreu sobre os servidores públicos e sobre as prestações de serviços que estes estão realizando em São Domingos, dizendo que possui uma relação de respeito e valorização com estes servidores e que jamais falou que algum servidor quebrou alguma máquina ou algo do gênero. Relatou sobre os problemas que vem acontecendo no atual governo e que estão atingindo a sociedade, no qual o presidente do partido deverá tomar providências para que os problemas internos não afetem o governo e a população. Em relação à Comissão de Ética para penalizar a Vereadora Simoni, falou que na primeira reunião o vereador Vianei e o servidor Flávio queriam expulsar a vereadora do Partido, sem ao menos comunicar a vereadora, o que vai ao contrário do que está previsto no Estatuto do Partido e, por esta razão, solicitou o afastamento da Comissão. Falou da gestão eficiente do governo anterior e que esta em falta na atual gestão pública.

Luiz Chimello, por fim, solicitou ao líder de governo que junto com a Prefeita convoque o poder público a fim de criar um Projeto de Lei para que seja dado um destino adequado para os carros públicos que estão parados a mais de 6 meses no município. Agradeceu o convite do Rotaract Clube e registrou sua presença na posse da nova Diretoria.

A próxima sessão está marcada para terça-feira, dia 16, às 19h.